sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Quase 6 mil pessoas ainda não foram tomar a vacina em Macau colocando em risco o controle da pandemia.

A implantação do Centro de Atendimento ao Enfrentamento à COVID-19, a instalação da Ala Covid-19 no Hospital Antônio Ferraz,  a ampliação da testagem em mais de 100% em relação ao ano anterior, somada às ações de conscientização e rastreamento/monitoramento dos casos mudaram o cenário da pandemia no município de Macau, mas a falta de conscientização de uma boa parcela da população, quanto a importância da vacinação, ainda é um gargalo a ser superado. 

Após nove meses da primeira dose aplicada no município, a Secretaria Municipal de Saúde constatou que aproximadamente 5.839 pessoas ainda não tomaram a vacina, principalmente, o público menor de 40 anos. Além disso mais de 1 mil pessoas ainda não retornaram ao serviço de saúde para tomar a segunda dose.

Durante todo este ano de 2021, a Prefeitura de Macau investiu pesado para controlar e mitigar os efeitos da pandemia no município e com estratégias eficientes de vacinação conseguiu vacinar quase a totalidade de idosos, acima de 60 anos e os profissionais de saúde da cidade.

Atualmente, o município conta com bom estoque de doses, justamente porque milhares de pessoas se negam a tomar o imunizante anticovid, lamentavelmente, a população mais jovem, ainda resiste a vacinação.

A pandemia não acabou e a não vacinação possibilita a contaminação e a possibilidade de agravamento, hospitalização e óbito das pessoas. “Negar a vacina é contribuir para a continuidade da COVID-19, ao desemprego, ao aumento da inflação, a fome e manutenção do período de pandemia por mais tempo”, alerta o

Prefeito e médico, José Antônio de Menezes. 

A Secretaria Municipal de Saúde de Macau estuda ampliar e reforçar através de decretos medidas mais severas e uma ampla campanha será realizada para vacinar toda população macauense. Neste sábado, dia 30, das 06h às 09h, o Mercado Público será palco de uma ação de vacinação, conscientização e testagem rápida para covid. 


(Com informações da Assecom/PMM)

0 comentários: