O ex vereador e ex presidente da Câmara Municipal de Macau, Jairton Medeiros, mais conhecido como Pintinho, iniciou sua trajetória política no mundo da imprensa, Pintinho era o dono de um blog intitulado Transparência Macau, onde seu maior objetivo era trazer para o leitor uma maior transparência com os gastos públicos e denúncias de escândalos de corrupção envolvendo os atores políticos macauenses, figura carimbada nos corredores do Ministério Público, Pintinho ganhou credibilidade ao denunciar vários políticos por atos que ele julgava ilegais, políticos esses que tiveram problemas jurídicos graças as denúncias do mesmo, sejam anônimas, sejam usando outras pessoas ou seja ele mesmo denunciando de cara limpa.
Ex vereador Jairton Medeiros Pintinho |
Ao se eleger vereador Pintinho desativou o Blog Transparência Macau, era óbvio que o leitor iria cobrar dele a mesma postura como político que ele tinha como blogueiro, então tirar o blog do ar foi a solução que Pintinho arranjou para não ser cobrado. Além disso, casa de ferreiro espeto de pau, como diz o ditado popular, àquele que mais cobrava transparência tinha um passado obscuro que tentou esconder, mas não conseguiu. O Blog É isso aí teve acesso a documentos exclusivos que provam a prática utilizada por Pintinho em um passado não tão distante, mas que ele tentou esconder.
Tudo começou quando durante o governo do ex prefeito Flávio Veras, Pintinho exerceu o cargo de chefe do transporte escolar, lotado na secretaria de educação de Macau. Todas os transportes escolares eram de responsabilidade de Pintinho, até aí tudo bem, mas o que ninguém sabia era uma prática utilizada por ele para contratar os ônibus que levariam os alunos de suas casas até as escolas municipais.
Fontes ouvidas pelo Blog É isso aí relatam que só eram contratados ônibus de pessoas que aceitavam dar uma parte do pagamento para Pintinho, o famoso esquema de rachadinha. A mesma fonte nos revelou que era 500 reais mensais por cada ônibus.
Mas como garantir que os proprietários dos ônibus repassariam os valores corretos para Pintinho?
É aí que entra em cena a pessoa de confiança do ex vereador, braço direito, sangue do seu sangue, seu irmão Jailson de Araújo Medeiros.
Jailson Medeiros, irmão de Pintinho |
Para garantir que os valores fossem repassados corretamente os proprietários dos ônibus assinavam procurações no nome de Jailson que ficava responsável por receber os valores junto a prefeitura, assinar os recibos e entregar o dinheiro aos donos de ônibus, como provam as procurações registradas em cartório e os recibos de pagamento com a assinatura de Jailson de Araújo Medeiros. Dessa forma Jailson já repassava para os donos dos ônibus o valor já descontado a parte dos dois irmãos.
Pintinho até tentou esconder essas procurações, mas não há nada que se faça no escuro que não surja a luz do dia para trazer toda a verdade.
O Blog teve acesso às procurações das pessoas de Cláudio Araújo Chaves, Maraildo Zuza Fernandes e Eliana Barbosa de Souza, além dos recibos de pagamento de Cláudio Araújo Chaves no valor de R$ 5040 reais, assinado e recebido pelo irmão de Pintinho, Jailson Medeiros e ao recibo de Eliana Barbosa de Souza no valor de R$ 6.160 também assinado e recebido por Jailson.
Esse é mais um exemplo na política macauense que podemos dizer "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço" ou como está na moda dizer em Macau "Faciço não Pintinho".
E pra quem tinha alguma dúvida de que o homem que se elegeu pregando moralidade, ética, honestidade, zelo e transparência com o dinheiro público apenas usou de um discurso falso para se eleger estão aí todas as provas que o homem da transparência Macau na verdade tem um passado obscuro que tentou esconder.
E nada melhor do que acabar com um pingo de dúvida do que uma inundação de verdade nua e crua.
É isso aí!
Por Leandro de Souza
0 comentários:
Postar um comentário