quarta-feira, 24 de junho de 2020

Ceará-Mirim é considerado como um município transparente em gastos da COVID-19

Informação se baseia em dados do Confúcio, sistema desenvolvido pelo Ministério Público do Estado para verificar a qualidade e transparência das informações. 

Durante os últimos meses a Prefeitura Municipal de Ceará-Mirim vem se destacando com os fortes investimentos em ações para o enfrentamento do novo Coronavírus (COVID-19). Alinhado a isso, a transparência com gastos e informações relacionadas a pandemia, categoriza Ceará-Mirim com um município transparente, de acordo com dados do Ambiente de Monitoramento dos Portais de Transparência do RN, Confúcio. 

Em uma escala de 0 a 400 pontos, o município encontra-se com uma pontuação de 350, atualmente. Todos os investimentos e ações podem ser consultados, por meio dos canais de comunicação oficiais da prefeitura, como também pelo Portal da Transparência exclusivo para gastos em combate a COVID-19.

Sobre a classificação, o prefeito Júlio César comenta. “Estamos empenhados na luta contra o Coronavírus. Da mesma forma, estamos sempre comprometidos em se fazer transparente tudo que é feito com os recursos que são destinados ao município. Fico muito feliz que Ceará-Mirim vem se destacando pelas suas ações e transparência, isso só reforça a nossa com os recursos públicos, e sobretudo, com o povo”, destaca. 

O sistema foi desenvolvido pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN) e identifica se há compatibilidade dos portais eletrônicos com a legislação pertinente, bem como a conformidade dos gastos públicos, oferecendo informações à sociedade e aos membros do MPRN, estabelecendo pontuações.

Para classificar os Portais de Transparência são analisadas a Saúde do Portal, a Qualidade dos Dados,  Disponibilidade e Usabilidade do portal. Cada critério é pontuado de 0 a 100 pontos.

0 comentários: