quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Republicanos pode perder a única vaga que ganhou na Câmara por candidato laranja.

O partido Republicanos conseguiu eleger para o cargo de vereador Chico Baixinho com 317 votos.



Mas o vereador eleito deve enfrentar problemas com a justiça eleitoral uma vez que duas mulheres que disputaram vaga para vereador também do partido Republicanos obtiveram 0 votos, é isso mesmo que você leu, 0 votos.

As candidatas Cecilia Bibia e Rayanny Roberta foram candidatas mas nem elas votaram nelas mesmo.



O problema é que para O Tribunal Superior Eleitoral isso configura prática de candidaturas laranjas, ou seja, as mulheres foram candidatas apenas para completaram a cota de gênero e os demais candidatos do sexo masculino poderem concorrer na disputa.

Há recentes decisões do Ministro Barroso do TSE que sentenciou que uma chapa caia em caso similar ao de Macau onde ficou configurado candidaturas laranjas, ou seja, se ficar configurado o caso no Republicanos de Macau todos os votos que os vereadores do Republicanos receberam se tornam nulos. 

O Blog É Isso Aí tomou conhecimento de que os advogados do partido interessado DEM que herdará a vaga caso isso aconteça já se movimenta para que o partido não seja prejudicado.



Em caso de queda do Republicano Chico Baixinho por candidatura laranja quem assume a vaga é o Professor Edvaldo Júnior, primeiro suplente que obteve 330 votos.


É isso aí!

Por Leandro de Souza

0 comentários: