Após um intervalo de quase três meses, o Hospital Antônio Ferraz (HAF), voltou a realizar partos normais, assistido por um médico obstetra, no dia 11 de janeiro, quando nasceu o primeiro bebê do ano em Macau. A Secretaria Municipal de Saúde informa que até esta quinta-feira, 25 de março, a equipe de obstetrícia da unidade já realizou nove partos normais.
Diretora do HAF, Ivani Paiva esclarece o Centro Cirúrgico continua interditado, no entanto, garante que o município já avançou em relação à aquisição de uma nova mesa e de um carro anestésico. A sala de cirurgia também vai passar por uma fiscalização criteriosa da Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do Rio Grande do Norte, antes da reforma.
“A interdição na sala foi necessária para proteger vidas”, explicou Ivani Paiva, lembrando que neste período, o município tem dado total assistência as gestantes que precisaram de encaminhamentos para realizar partos cesáreos.
Escala na obstetrícia
No Hospital Antônio Ferraz, onde funciona também o Pronto Socorro Municipal, o setor de obstetrícia tem atualmente uma escala de 24 horas no plantão, durante os sete dias da semana. Um médico com especialidade em obstetrícia, dois clínicos gerais e três enfermeiros compõem a equipe.
Pré-natal nas UBSs
Em menos de 90 dias do início da nova gestão em Macau, já foi regularizado o atendimento as gestantes com exames de imagem de ultrassonografia, visando atender também a demanda reprimida do ano de 2020. As UBSs prestam o serviço de atendimento médico, enfermagem e também realizam o acompanhamento, com consultas e exames no pré-natal.
0 comentários:
Postar um comentário