Circula pelas redes sociais um vídeo que registra a construção de Nova Barra de Santana, no Rio Grande do Norte. De acordo com o post, o presidente Jair Bolsonaro seria o responsável pela construção da “cidade”, que receberia 4 mil moradores.
A informação é FALSA. Embora tenha recursos federais, a obra de Nova Barra de Santana está sendo realizada pelo governo do Rio Grande do Norte, que também destinou recursos próprios para a execução. Não se trata de uma nova cidade, mas de uma comunidade rural, que pertence ao município de Jucurutu, localizado a 233 km de Natal. Além disso, o local não vai receber 4 mil moradores, mas 908 pessoas. A área da atual Barra de Santana será alagada pela barragem de Oiticica, que está em construção. Quando alagada, formará um reservatório com o objetivo de tornar perene o rio Piranhas-Açu e reduzir o problema da seca na região do Seridó.
ENTENDA: “A construção da comunidade Nova Barra de Santana, no município de Jucurutu, prevê 186 unidades habitacionais para reassentamento das famílias, em regime de permuta, e que precisarão deixar os imóveis localizados em área futuramente alagada pela barragem de Oiticica, empreendimento hídrico em fase de execução”, informou o governo do estado.
Leia a checagem completa em: lupa.news.
Fonte: Agência Lupa
0 comentários:
Postar um comentário