terça-feira, 5 de setembro de 2017

Macau estaria enganando Governo Federal para receber verbas na saúde

O Blog É isso aí recebeu uma denúncia da área de saúde pública na cidade de Macau em que médicos estariam tendo seus nomes usados irregularmente para que o município pudesse receber verbas do Governo Federal, quando na verdade alguns médicos não atendem no local cadastrado e outros médicos sequer fazem mais parte dos quadros do município.

A denúncia relata algo que é do conhecimento de todos os cidadãos macauenses que necessitaram de atendimento odontológico desde o mês de janeiro até o mês de julho e que não conseguiram ser atendidos pois não havia atendimento odontológico em virtude dos dentistas não estarem trabalhando em razão de não haver auxiliar de saúde bucal ficando assim os dentistas impedidos de exercerem suas atividades. A denúncia recebida pelo Blog É isso aí relata que os auxiliares de saúde bucal só foram contratados no final de julho e isso porque o município irá receber a avaliação do PMAQ (Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade) neste mês de setembro, entretanto os dentistas atualmente ainda continuam sem trabalhar devido a falta de material.


Segundo a denúncia recebida a cirurgiã dentista Maria Alice Ramalho de Sá Leite está cadastrada na Unidade Básica de Saúde de Barreiras e na Unidade de Saúde Básica Itinerante com carga horária de 40 horas semanais em cada unidade, ou seja 80 horas semanais de trabalho o que daria 16 horas por dia, mas na verdade a dentista Maria Alice atende apenas na Unidade Básica de Saúde Itinerante.


A denúncia relata ainda que o médico Maxson Bruno Paiva Silva Santos está cadastrado com jornada de 40 horas semanais, mas que na verdade o médico não atende mais pelo município de Macau desde fevereiro deste ano em virtude de ter pedido afastamento do cargo para fazer residência médica. O médico Maxson Bruno encontra-se atualmente cadastrado no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde) na Unidade Básica de Saúde Itinerante, mas de acordo com a denúncia e com relatos dos próprios pacientes da cidade de Macau, além do médico não atender mais pelo município a Unidade Básica de Saúde Itinerante está sem médico desde o mês de março de 2017. 


Na denúncia recebida pelo Blog É isso aí foi relatado que o médico Paulo George cadastrado na Unidade Básica de Saúde da Quixabas também com carga horária de 40 horas semanais, na verdade só atende uma vez na semana e quando atende, pois segundo a denúncia não é toda semana que o mesmo comparece ao seu local de trabalho.
A denúncia continua relatando que o médico Luciano de Araújo Lopes Júnior, também cadastrado no CNES com carga horária de 40 horas semanais na Unidade Básica de Saúde de Barreiras atende dois dias na semana (terça e quarta feira) numa escala de plantão, algo que toda a população de Macau desconhece, pois não há registro algum que esta Unidade Básica de Saúde do distrito de Barreiras atenda em regime de plantão ou já tenha atendido em regime de plantão alguma vez desde a sua inauguração. A denúncia relata ainda que este mesmo médico é filho do médico cirurgião Luciano de Araújo Lopes que também atende no município de Macau e faz parte da equipe que veio com a atual secretária de saúde do município da cidade de Assu/RN.
A denúncia recebida pelo Blog É isso aí finaliza relatando que apesar de não está sendo realizado atendimento odontológico desde o mês de janeiro, a cirurgiã dentista Suany Nobre de Oliveira, namorada do Sr. Daniel Dantas, secretário do município de Macau na gestão do atual prefeito Túlio Lemos está cadastrada no CNES como gerente de serviços de saúde e vem recebendo integralmente as remunerações do seu cargo efetivo de cirurgiã dentista e da função comissionada de gerente algo que é proibido por lei.



Todas as graves denúncias recebidas pela redação do Blog É isso aí já foram encaminhadas ao Ministério Público Federal e estão sendo apuradas através da representação no MPF de número 20170068935.
O Blog É isso aí deixa o espaço aberto para que todos os citados nesta matéria possam se manifestar e expor sua versão dos fatos.

É isso aí!
Por Leandro de Souza

0 comentários: