quinta-feira, 5 de julho de 2018

Deus está à frente de tudo, eu sou apenas uma ferramenta, disse Hélio ao Blog É isso ai!

Quem tem o prefeito da cidade de Guamaré, Hélio Willamy, no seu círculo de amizades está acostumado a receber com frequência mensagens de fé, reflexões, mensagens de apoio etc. Enviadas pelo mesmo. Hélio é sempre aquele a dar uma palavra de conforto, apoio ou esperança àqueles que necessitam. Diante disso o Blog É isso aí teve um bate papo com o prefeito e traz agora a público uma face do prefeito que nem todos conhecem:
Sábado, noite de São João, encontramos um prefeito totalmente a vontade, bermuda, camisa alusiva a seleção brasileira, chinelo de dedo, junto estavam amigos e familiares em volta de uma fogueira acesa no centro da cidade, milho sendo assado, crianças soltando fogos de artifícios e correndo num ambiente típico de São João de uma cidade do nordeste brasileiro.
Hélio nos recebeu com um sorriso nos olhos e imediatamente se levantou de onde estava e  veio nos cumprimentar, o clima de harmonia e felicidade sem dúvidas contagiavam a todos que ali passavam, comidas típicas eram servidas a quem quisesse, e assim começamos nosso bate papo e de cara enxergamos um homem totalmente verdadeiro com o que sentia e dizia. 
Ao ser indagado se estava preocupado com a última movimentação do seu processo eleitoral que julga sua permanência no cargo ele afirmou:

"De forma alguma, Deus está à frente de tudo, se fosse pra mim sair do cargo eu já teria saído, e se essa for a vontade de Deus é assim que será feito, mas por enquanto Deus tem confiado que a gente continue governando Guamaré, e eu vou fazendo meu trabalho da melhor forma possível, enquanto Ele quiser". Disse o prefeito.

"É claro que nós estamos trabalhando com nossa assessoria jurídica, mas isso são apenas ferramentas, recursos, tudo depende da vontade de Deus, nós temos que fazer o nosso trabalho aqui e confiar que Deus sempre tem o melhor pra nós".

Enquanto eramos interrompidos constantemente por populares que passavam e paravam pra cumprimentar o prefeito que atendia a todos sem distinção, o Blog É isso aí! perguntou se não era o momento dele tentar voo mais alto como por exemplo uma eleição para deputado. O prefeito então disse:

"Muita gente fala isso, mas eu vou ser sincero, não acho justo com o povo de Guamaré, eu me candidatei e prometi ao povo de Guamaré ser o prefeito deles por mais 4 anos então eu não posso quebrar minha palavra, porque apesar de ser a vontade de muitos eleitores, tem àqueles que preferem eu como prefeito e foi pra isso que me candidatei, então vou seguir administrando Guamaré até quando Deus quiser, mas futuramente se estiver nos planos de Deus eu posso sim tentar algo maior na política se o povo quiser".

Nesse momento falamos a Hélio que o desejo de muitos macauenses era que ele se candidatasse em Macau e que fosse prefeito da cidade, ele respondeu:

"Eu acompanho tudo, vejo os comentários, as pessoas me falam isso, eu acho bom porque é um reconhecimento externo do meu trabalho. Guamaré não fecha suas portas pra ninguém, a população flutuante aqui é muito grande, tem pessoas que vem a trabalho passar uma temporada, trazem filhos, passam a depender do município mesmo sendo por um período, tem pessoas que vem só durante o dia porque necessitam de algum serviço da prefeitura etc. não fechamos as portas pra ninguém, muitos falam que nossa arrecadação é alta e uma população pequena, mas não falam da população flutuante que está todos os dias em Guamaré e o município acolhe todos da melhor forma possível, por isso é comum muitas pessoas que não moram aqui de fato, ou não nasceram aqui elogiar nossa gestão. Aqui em Guamaré é comum se ouvir dizer que se o povo de Guamaré não der valor a sua cidade, os de fora dão".

O Blog É isso aí! Perguntou sobre as ações sociais do seu governo o qual o prefeito respondeu que:

"Hoje 30% da população de Guamaré tem o cartão cidadão e todo mês recebe um valor da prefeitura para gastar no comércio local, nem o Bolsa Família atinge esses índices, 3 de cada 10 habitantes tem direito ao cartão que é pago rigorosamente em dia. A prefeitura de Guamaré está acabando com o aluguel social, que é aquele programa em que o mais carente não tem onde morar e nem condições de pagar um aluguel e a prefeitura paga o aluguel de uma casa popular pra ele, sabe porque esse programa está acabando? porque no meu governo eu construí 570 casas e dei pro povo, as pessoas que dependiam do aluguel da prefeitura nós demos uma casa pra ela morar, recentemente eu fiquei muito triste ao ver uma matéria numa emissora de TV onde eles mostravam uma mulher morando em baixo de uma árvore aqui na cidade, só que a reportagem não disse que aquela mulher não era moradora de Guamaré e sim que tinha chegado a pouco tempo já saindo da sua cidade de origem pra tentar melhorar de vida aqui, a reportagem não mencionou que nós entregamos 570 casas pro povo, só mostrou uma única família desabrigada, como se aquilo fosse algo comum na cidade, o que não é verdade, basta visitar Guamaré e ver com seus próprios olhos. Além disso, o maior programa social que eu acredito é pagar o salário em dia de quem trabalha e sendo um valor justo, eu nunca atrasei um pagamento sequer, esse sem dúvidas é o maior programa social" concluiu Hélio.

Ainda falando sobre sua situação jurídica Hélio nos revelou:

Olha, muita gente fala que eu estou sendo processado, mas isso não me envergonha não, muito pelo contrário, eu não estou sendo processado por desvio, roubo ou improbidade administrativa não, o meu processo é referente a um entendimento apenas, sobre caracterização do terceiro mandato consecutivo familiar ou não, olha, tem juízes que são favoráveis a mim outros não, pra se ter uma ideia alguns ministros do Superior Tribunal Eleitoral votaram favoráveis a mim, isso significa que até membros da mais alta corte eleitoral do Brasil concordam comigo, com meus advogados e com o povo de Guamaré que me elegeu, eu estaria preocupado se estivesse sendo acusado de algum crime, mas a acusação contra mim é por querer se o prefeito do meu povo, e esse mesmo povo me elegeu, então se até uma parte dos Ministros acham que eu tô certo eu já estou satisfeito, olha hoje nos realizamos eventos sociais na cidade e somos elogiados publicamente pelo Ministério Público, enquanto esse mesmo Ministério Público critica e move ações contra prefeito de cidade vizinha, um prefeito hoje em dia ser elogiado por uma promotora pelos seus serviços prestados é muito raro, muito difícil acontecer, geralmente é ao contrário".  

Finalizando nossa conversa enquanto todos se divertiam o Blog É isso aí! interrogou o prefeito sobre essa confiança religiosa que o mesmo deixa transparecer, Hélio afirmou:

"Tudo na nossa vida depende de Deus, coisas boas ou ruins, Deus está à frente de tudo, nós trabalhamos e ajudamos a quem precisa, mas quem faz todo trabalho é Deus, nós somo apenas uma ferramenta dele, às vezes coisas ruins acontecem e nós não entendemos, mas pode ter certeza que é Deus preparando algo melhor pra gente, as pessoas me perguntam se sou evangélico pois não me veem em farras ou festas eu digo que eu acredito e sou temente a Deus, minha família é católica eu frequento a igreja católica assim como a evangélica, é comum pastores irem na minha casa orar por nós e eu sou muito grato e oramos juntos, porque o mais importante é acreditar e seguir os caminhos de Deus.
Quanto a essa questão de ser prefeito, deputado ou da justiça determinar o meu afastamento eu sou totalmente tranquilo, porque nada pode acontecer comigo que não seja a vontade de Deus, então pra quê temer?" Finalizou o prefeito.

E assim continuamos nossa noite agradável vendo as crianças brincarem, o fogo crepitar e o mais harmonioso espírito junino reinando na paz do ambiente. É difícil encontrarmos pessoas com tanta fé quanto vimos em Hélio Willamy, com certeza é alguém que a fé o transformou através da simplicidade por ele praticada, sem dúvidas um ser humano iluminado, um pessoa que entende o significado da frase de Madre Tereza onde ela nos ensina que "As mãos que ajudam são mais sagradas que os lábios que rezam".
Termino esse texto que relata nosso bate papo com a frase que ele costuma nos enviar todas as manhãs.
Firme na rocha!

É isso aí!
Por Leandro de Souza  













0 comentários: