quarta-feira, 10 de maio de 2017

O Fantástico Mundo de Túlio

O Fantástico Mundo de Bobby é uma série de televisão animada criada pelo comediante Howie Mandel, exibida originalmente de 1990 a 1998 num total de 7 temporadas e 80 episódios. A série trata do cotidiano e dos pensamentos de Bobby, um garoto de 4 anos que tem uma imaginação fértil e que tem tendência a interpretar literalmente o que é dito. Bobby por não compreender o mundo real se refugiava no seu mundo de imaginações e vivia as mais fascinantes aventuras, mesmo que elas durassem apenas alguns segundos. Seu companheiro de estimação era aranha de pelúcia Webbly que vivia sendo arrastada por Bobby pela casa inteira.

O enredo dos episódios se desenvolve em torno das percepções infantis e fantasiosas do mundo por Bobby. Os parentes de Bobby que se destacam no desenho são:
O pai Howard que apesar de parecer um homem sério consegue ter um bom senso de humor e usa de criatividade e muita fantasia para ajudar Bobby a entender as coisas da vida.
A irmã Kelly uma adolescente desesperada por reconhecimento social e ao mesmo tempo com medo de multidões e que tinha como uma de suas maiores preocupações alcançar popularidade, mas o que a menina gostava mesmo era de reclamar de tudo e de todos.
E o tio Ted, que Bobby adorava e era um sujeito roliço que usava camisas espalhafatosas e sempre incentivava as imaginações de Bobby.
Fazendo uma analogia do Fantástico Mundo de Bobby com a atual gestão do governo Túlio Lemos em Macau é fácil identificar uma série de coincidências entre o mundo imaginário de como está Macau na cabeça do Prefeito jornalista Túlio Lemos e de como realmente está a cidade na vivência dos Macauenses, senão vejamos:
É comum as pessoas verem uma Macau existente na mídia e na imaginação do prefeito que só existe de fato em sonhos e planos, mas na prática nada ainda saiu do papel, dos vídeos midiáticos e das promessas.
Uma delas é a tão falada reforma do mercado público divulgada por Túlio através de vídeos e blogs, mas que até agora não recebeu sequer uma colher de cimento, mesmo o prefeito tendo dito até que colocaria ar condicionado em todo o mercado e que fazia mais de 40 anos que o mesmo não passava por uma reforma, informação essa fantasiosa, pois a mesma assessoria de comunicação do prefeito que divulgou a mentira, é a mesma que noticiou 3 anos atrás a reforma do mesmo mercado feita pelo então prefeito Kerginaldo Pinto.
Outro fato que só aconteceu na imaginação de Túlio foi ter divulgado na rádio do seu pai no primeiro mês de governo que a folha de pagamento do mês de janeiro da prefeitura ultrapassou a cifra dos 5 milhões de reais, sendo que segundo os mesmos dados fornecidos pela prefeitura houve uma queda de arrecadação no mês de janeiro de 2017 e a prefeitura arrecadou menos do que a própria folha de pagamento, como justificar a equação matemática se segundo a própria assessoria do prefeito só havia pouco mais de 3 mil reais na conta única da prefeitura no dia 01 de janeiro? seria a multiplicação das cédulas de 100?
Como não associar ao mundo fantástico de Túlio o anúncio e a festa que foi feita nas mídias pelo nascimento da primeira criança de sua gestão e de que as mães de Macau poderiam ficar tranquilas, pois no hospital haveria médicos obstetras para realizarem seus partos de domingo a domingo, sendo que na realidade obstetra em Macau até hoje só existe nas quintas e sextas feiras, nos demais dias as parturientes são encaminhadas para darem a luz em outras cidades?
Outra fantasia do prefeito jornalista repassada a população foi o investimento de mais de 1 milhão de reais para a área da saúde em Macau garantida através de emendas de deputados e senadores, sendo que deste recurso Macau não recebeu 1 centavo sequer, tendo em vista que o município encontra-se impedido de receber emendas de verbas federais pois está com restrições de cadastro junto ao governo federal.
A maior fantasia criada até agora pelo prefeito jornalista foi transmitir a população através das mídias compradas pelo governo que a reforma administrativa por ele criada seria para o bem de Macau, sendo que na verdade só serviu para aumentar o seu próprio salário, salário dos secretários, cargos comissionados e criar mais vagas para seus apadrinhados políticos.
O que dizer da declaração do prefeito na rádio Princesa do Vale em Assu/RN dizendo que a Guarda Municipal de Macau trabalhava armada e era bem estruturada, sendo que na verdade a guarda não dispõe sequer de um único colete à prova de balas e nem material de limpeza e expediente recebe desde janeiro. Imaginação? fantasia? devaneio? desconhecimento? ou mal assessoramento?
Outra invenção do mundo fantástico de Túlio foi a divulgação de que Macau receberia uma fábrica chinesa de placas para o armazenamento de energia solar que geraria 1.300 empregos para o município, sendo que a fábrica será instalada em Extremoz.
A nova fantasia do prefeito é um projeto de dessalinização da água do mar em Macau para abastecer a cidade, sendo que muitos bairros em Macau ainda são abastecidos com carros pipas, e a compra de água pelos moradores é comum, Guamaré tem um projeto semelhante e ainda não o colocou em prática pelo alto valor do investimento no projeto, como é possível Macau realizar tal projeto se a cidade de Guamaré que arrecada 4 vezes mais não consegue tocar a obra devido ao alto custo? mais uma obra da imaginação fértil de Túlio?

São tantas as obras e realizações imaginárias no mundo fantástico de Túlio que essa matéria ficaria extensa demais se eu explanasse em parágrafos cada fantasia, senão vejamos:
Promessa de fábrica de sardinha em Diogo Lopes, realidade perda da vinda de empresa para outra cidade.
Promessa de gasto de 7 milhões em iluminação pública, realidade ruas escuras e postes sem lâmpadas.
Promessa reativação da ALCANORTE, realidade falência total decretada.
Promessa 3 UTIs para o hospital, realidade pedir ampolas de dipirona emprestadas a cidade de Guamaré.
Promessa cartão do cidadão, realidade atraso no pagamento dos contratados e músicos da Filarmônica Monsenhor Honório.
Promessa governo limpo e transparente, realidade contratação de pessoa envolvidas em escândalos de corrupção e contratação de empresas envolvidas em escândalos e sem licitação.
Promessa acabar com as perseguições, realidade processar todos os que criticam seu governo.
Promessa dinheiro tem o que falta é gestão, realidade mais de 22 milhões arrecadados até agora e Macau continua sem gestão...
Já diz o ditado popular, "quem vive de promessa é santo", e o povo de macau é guerreiro, mas ainda depende de muito mais coisas do que apenas promessas para viver.
Como podemos ver, caro leitor, qualquer semelhança entre o Fantástico Mundo de Bobby e o Fantástico Mundo de Túlio NÃO terá sido mera coincidência.

É isso aí!

Por Leandro de Souza 
  
      

0 comentários: