sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Fé no Pai. Literalmente

É iminente a crise federativa. Seus estados e municípios estão respirando por aparelhos. Em Macau, não poderia ser diferente. Porém, a matemática será sempre uma ciência exata. Se não a fosse, Pitágoras não teria conseguido criar o seu famoso teorema, nem tampouco Isaac Newton teria sido um dos inventores do cálculo. Adentrando da ciência ao campo político, quando tem-se a responsabilidade de ser gestor, aulas de matemática básica nos fazem saber que 2+2 é igual 4, da mesma forma que não se pode arrecadar 5 e gastar 8 ao fim do mês. A conta não irá fechar e o buraco tenderá a ficar mais fundo. Como contrassenso a realidade, nesses 10 meses de gestão o prefeito pagou salários 3, 4, 5 mil a pessoas que não trabalhavam, outras que nem iam em Macau (nomeados no IMAIS), outro pra ficar sendo Bobo da Côrte em Facebook e outros "assessores" que não sabem sequer fazer um memorando ou uma tabela no Excel. 

O prefeito Túlio na noite de ontem, informou que demitirá 290 cargos comissionados, aos quais fizeram as contas da prefeitura, já combalidas, a números cada vez mais negativos. Pensando em economizar, o prefeito mal sabe que não se economiza o que já não se paga. Pode sim, deixar de cavar mais fundo o buraco a ponto de não transformá-la numa quase já fossa abissal. Quem tem salário atrasado vai receber na velha "valsa." Avisou também que vai vender terrenos de propriedade da prefeitura a fim de gerar receita. Não seria mais fácil tentar atrair indústrias para esses terrenos em troca de incentivos fiscais e assim gerar centenas de empregos e renda que o senhor prefeito tanto prometeu durante a campanha e se dizia saber como fazer? Que tal o terreno da antiga AABB para criar uma usina de beneficiamento do pescado? Por que não uma fábrica de bonés e outra de vassouras no terreno ao lado do Banco do Brasil que é também de propriedade da prefeitura? Mas não, o senhor prefeito prefere vender para gerar dinheiro necessário para cobrir o buraco nas contas públicas que sua incapacidade de gerir criou e causou. 
O prefeito alegou que a situação somente chegou a tal ponto porque "contratou com o coração," típicas de um gestor Nutella. Pudera, Túlio nunca administrou nem redação de jornal. Essas idéias não são devaneios de um oposicionista assim como eu, são promessas do senhor em plena campanha. Mas como a campanha já passou, o povo que pegue o seu boné, a sua vassoura, a sardinha, o tobogã e...
Só resta também ao povo ouvir os CDs de Padre Reginaldo Manzotti e Padre Fábio de Melo que, por sinal, o senhor também prometeu. 
Fé no pai. Literalmente.

É isso aí!
Por Sérgio Lisboa

0 comentários: