sábado, 5 de novembro de 2016

Os perseverantes Guerreiros da Caatinga.

Aconteceu ontem, 04/11/2016, na cidade de Lajes/RN a conclusão de mais um Estágio de Adaptação a Caatinga - EAC 2016/3.

Essa é a terceira turma formada neste ano de 2016 e que teve o total de 26 novos agentes de segurança pública concluindo todas as etapas do estágio. Participaram dessa turma policiais militares do Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Agentes Penitenciários do RN.

O estágio visa adaptar os alunos a obterem conhecimentos técnicos e práticos de como atuar em ocorrências policiais no ambiente inóspito da caatinga, para tanto é ensinado aos alunos técnicas de patrulhamento rural, rastreamento em área de caatinga, técnicas de localização, técnicas de sobrevivência, primeiros socorros dentre outras.

o 10° Batalhão de Polícia Militar sediado em Assu/RN é o responsável pela realização do estágio que tem como intuito maior a criação no futuro de uma companhia de caatinga na região para atender ocorrências que requerem conhecimentos específicos no combate ao novo cangaço e também em outros tipos de ocorrência que a caatinga possa requerer, como por exemplo, localizar pessoas perdidas na caatinga, localização de fugitivos homiziados na caatinga, etc.  

O município de Lajes/RN possui os requisitos naturais necessários para a realização do estágio que teve duração de uma semana e exigiu muita força e determinação dos alunos concluintes, hoje novos combatentes de caatinga. Eles passaram por várias etapas em que necessitaram provar para a coordenação do estágio e principalmente para si mesmos que são capazes de fazerem parte de um seleto grupo de homens chamados Guerreiros de Caatinga, pois como diz o trecho da oração do guerreiro de caatinga: "Só os perseverantes e os fortes de espírito aqui conseguem lutar."


Oração do Guerreiro de Caatinga

Senhor, vós que fostes sábio ao criar os rios e os mares
pareceis ter esquecido do nosso sertão.
Vós que deste aos homens a terra para dela tudo tirar
não nos deste a mesma sorte.
Porém hoje, óh Deus! vejo quão generoso fostes a nós guerreiros de caatinga.
Deste-nos a resistência ao sol;
a sapiência para da natureza tudo aproveitar;
a força de vontade para continuar a lutar;
e ante o inimigo jamais recuar.
Obrigado Senhor Deus, porque criaste um ambiente onde o ser humano comum não possa sobreviver,
pois só os perseverantes e os fortes de espírito aqui conseguem lutar.
Brasil!
Sertão!



Por Leandro de Souza
Guerreiro de Caatinga n° 40 do 2° Estágio de Adaptação a Caatinga. 

0 comentários: