sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Polícia Militar de Macau pode ficar sem teto em 2017

É de conhecimento de todos os cidadãos macauenses que as forças de segurança pública da cidade - Polícia Militar, Polícia Civil, Agentes Penitenciários e Guarda Municipal, não possuem uma estrutura satisfatória para exercer plenamente suas atividades fins e assim satisfazer os anseios da população quando esta clama por segurança. Um dos maiores problemas enfrentados pelas forças de segurança pública é sem dúvida a falta de efetivo para trabalhar. Muitas vezes policiais civis tem que cumprir seu expediente na 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil sozinhos, isso mesmo que você leu, 01 policial civil por dia e ainda tendo que dividir o prédio da delegacia com um Centro de Detenção Provisório (CDP) que abriga dezenas de presos, ou seja, a Delegacia e o Centro de Detenção funcionam no mesmo prédio, sem contar nas vezes que a polícia militar só conta com 02 homens na viatura para atender todas as ocorrências da cidade.
Antigo prédio da Polícia Militar em Macau

E por falar em prédio a 1ª Companhia Independente de Polícia Militar, que tem sede na cidade de Macau/RN, está prestes a ficar sem ter onde "morar". Isso se dá pelo fato de o antigo prédio do Governo Estadual que servia de Quartel da Polícia Militar na cidade estar em ruínas há muito tempo, o prédio já era insalubre e não possuía a menor condição de instalações quando a Polícia Militar ainda o ocupava.
Antiga Recepção do prédio da Polícia Militar de Macau

Antigos alojamentos do prédio da Polícia Militar em Macau

A Polícia Militar de Macau ganhou um novo quartel quando o então Major Fernandes, hoje Tenente Coronel Fernandes, em parceria com a prefeitura municipal através do então prefeito Flávio Veras alugou um prédio e cedeu para que a PM se instalasse, o que foi um grande avanço e comemorado não só pelos policiais, mas por todos aqueles que prezam pela segurança da cidade.
Inauguração do então novo Quartel da Polícia Militar em Macau

Acontece que o prédio alugado em questão pertence a um empresário da cidade que fez oposição ao candidato eleito Túlio Lemos, prédio este que não deve ter seu contrato de aluguel renovado por parte da prefeitura.

Pensando nisto o comando da Polícia Militar de Macau entrou em contato com a Receita Federal para que o prédio que funcionava como sede da Receita em Macau fosse cedido a PM para que esta pudesse se instalar e a partir disso exercer suas funções; o que a PM não esperava era que o prefeito eleito Túlio Lemos também estivesse de olho no prédio desocupado - não para pedir a reabertura da Receita Federal na cidade, como era a vontade da população, inclusive tendo sido o tema de debates, audiências e protestos pela cidade, inclusive com o apoio de Túlio Lemos - Mas para que o prédio fosse cedido para a prefeitura instalar alguma secretaria.
Prédio desocupado da Receita Federal na cidade de Macau

O pedido feito pelo prefeito eleito surtiu efeito, mais efeito do que a necessidade da Polícia Militar em ter um lugar para combater o crime e Túlio já visitou nesta quinta feira, 17/11/2016, as dependências do prédio vazio em Macau, com o aval do Delegado da Receita Federal Willo Marques, e faz planos para a ocupação do prédio para órgãos municipais.
Túlio Lemos visita o prédio desocupado da Receita Federal

Antes que o caro leitor pense que a preocupação com a Polícia Militar é exclusivamente do Governo do Estado, trago a tona o art. 144 da Constituição Federal de 1988 que diz:

Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio...

Sendo assim nada mais justo, correto e coerente já que o prefeito eleito Túlio Lemos é aliado ao Governador Robinson Farias e sendo os dois do mesmo partido, tendo inclusive os dois prometido trabalhar em parceria para a melhoria da cidade de Macau/RN, que os dois comecem a olhar para a segurança pública da Terra do Sal com mais atenção, um por ter obrigatoriedade o outro por ter responsabilidade assim como teve os seus antecessores. 
Onde a Polícia Militar vai estar instalada em 2017 ainda não se sabe, mas não se assuste caro leitor se os Policiais começarem a serem chamados de sem teto.

É isso aí

Por Leandro de Souza      

0 comentários: