sexta-feira, 21 de julho de 2017

A ditadura Tetéo que Túlio tenta implantar em Macau

Nos dias de hoje na cidade de Macau apesar da atual gestão municipal se intitular democrática o que vemos na realidade é a forma autoritária que o governo lida com as divergências, assim como utiliza de métodos ditatoriais para alcançar seus objetivos.
O filósofo político Norberto Bobbio afirma que uma das características da ditadura moderna é se tornar um regime caracterizado pela concentração absoluta do poder, como vemos hoje em Macau, uma vez sabemos que a voz do povo não é ouvida pelo prefeito, muito pelo contrário, a voz do povo é reprimida de todas as formas. Quantas reclamações já ouvimos de próprios vereadores aliados de que o prefeito não ouve seus pedidos e sequer os atende, quem dirá um cidadão que não foi votado?
Qualquer semelhança não terá sido mera coincidência.

Toda ditadura costuma ser centralizadora. O poder fica extremamente concentrado nas mãos da pessoa ou grupo que governa, com pouca ou nenhuma abertura para o debate político, é por isso que em Macau o prefeito se recusa a realizar uma simples audiência pública de prestação de contas para a população, assim como se recusa a ouvir os questionamentos da oposição. Numa ditadura os espaços de comunicação e deliberação costumam ser fortemente regulados ou suprimidos, é por isso que os sindicatos e entidades representativas dos trabalhadores de Macau perderam espaço e poder de mobilização, pois o governo combate com mão de ferro todo aquele que esteja do lado do trabalhador e contra o sistema que oprime, isso inclui principalmente a imprensa, pois cabe a esta o papel de manter a população informada de tudo o que acontece, ora, se o regime autoritário não deseja que a população tome conhecimento do que está fazendo de errado a tendência é de que os veículos de imprensa sofram retaliações e perseguições de todos os tipos, para que se intimidem e parem de relatar o que acontece durante a gestão autoritária. Quantas perseguições este blog já sofreu e ainda sofre? quantas perseguições líderes de sindicatos sofrem? quantas perseguições programas de rádios sofrem? Até mesmo clubes de instituições filantrópicas sofreram perseguições.
Dessa forma, calando vozes de oposição (entenda-se por oposição todo aquele que se opõe a atos do governo), as ditaduras forçam consensos e implementam suas políticas com poucas ou nenhuma consulta à sociedade, como por exemplo o remanejamento de 570 mil reais que o prefeito criou para um instituto criado por ele mesmo sem consultar a população. É por isso que o autoritarismo é uma das marcas de qualquer ditadura. O que vemos hoje na cidade de Macau é uma verdadeira enxurrada de tentativas de processos arbitrários que o prefeito tenta instaurar contra qualquer um que se oponha a seu governo. É a mais nova moda da cidade de Macau criada pelo prefeito, a moda do B.O.
Algumas ditaduras podem até utilizar alguns instrumentos democráticos para passar um verniz de legitimidade em seus governos. Via de regra, esses instrumentos são severamente controlados para evitar que manifestem discordância das políticas e visões do regime oficial. Um exemplo disso são os vários casos em Macau de funcionários que foram sumariamente demitidos pelo simples fato de perguntarem quando seria pago os seus salários atrasados, alguns com até 04 meses sem receberem, ou seja, o prefeito dá o emprego, mas não paga e se reclamar é colocado pra fora e não vai receber pelo que trabalhou. Fatos assim aconteceram com toda a equipe elétrica da prefeitura, com motoristas de ambulâncias, com funcionários do setor de raio-x, etc.
Isto acontece porque o totalitarismo é um regime que, além de autoritário, ainda promove esforços para controlar e regular todos os aspectos da vida pública e privada. Dentro de regimes totalitários, a vida de cada cidadão é monitorada pelo grupo no poder, que controla cada instituição governamental. É por isso que hoje pessoas que ocupam cargos de comissão dentro da prefeitura de Macau, literalmente deixaram de frequentar determinados ambientes se este for frequentado por oposicionistas ou por pessoas que não compactuam com as ações do atual governo, outro exemplo são assessores considerados braços direto do prefeito, obrigando os cargos comissionados a falarem positivamente do governo nas redes sociais sob pena de serem demitidos, ou mais recentemente o caso de funcionários serem forçados a comprarem mesas de eventos festivos, ou de funcionários que foram demitidos pelo fato de terem ido a eventos de adversários políticos do prefeito.  
Regimes totalitários também se ancoram no uso da propaganda política para conquistar e controlar o pensamento da população. É por isso que a atual gestão investe tanto em mídia e menos em ações que verdadeiramente surtam efeito benéfico para a população, porque no regime autoritário, o que vale mais é a imagem que ele tenta passar pra população do que a verdade do dia a dia que a verdadeira imprensa mostra, pois como eu sempre digo, imprensa é aquela que separa o joio do trigo e publica o joio.
E para encerrar está matéria eu não poderia deixar de citar uma letra de uma canção brasileira composta durante um regime ditatorial por Chico Buarque de Holanda, "Apesar de você".

Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão, não.
A minha gente hoje anda
Falando de lado e olhando pro chão.
Viu?
Você que inventou esse Estado
Inventou de inventar
Toda escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar o perdão.
Apesar de você
amanhã há de ser outro dia.
Eu pergunto a você onde vai se esconder
Da enorme euforia?
Como vai proibir
Quando o galo insistir em cantar?
Água nova brotando
E a gente se amando sem parar.
Quando chegar o momento
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros. Juro!
Todo esse amor reprimido,
Esse grito contido,
Esse samba no escuro.
Você que inventou a tristeza
Ora tenha a fineza
de “desinventar”.
Você vai pagar, e é dobrado,
Cada lágrima rolada
Nesse meu penar.
Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria.
Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença.
E eu vou morrer de rir
E esse dia há de vir
antes do que você pensa.
Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Você vai ter que ver
A manhã renascer
E esbanjar poesia.
Como vai se explicar
Vendo o céu clarear, de repente,
Impunemente?
Como vai abafar
Nosso coro a cantar,
Na sua frente.
Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Você vai se dar mal
etc. e tal
lá lá lá laiá

É isso aí!

Por Leandro de Souza 
Com informações do site politize



0 comentários: