sexta-feira, 7 de julho de 2017

Guarda Municipal de Macau pede socorro

Atualmente no Brasil com o crescimento desenfreado da violência a polícia ganhou um forte aliado no combate a criminalidade, esse aliado chama-se Guarda Municipal. No princípio de sua criação as guardas municipais tinham apenas o objetivo de zelar pelo patrimônio público dos municípios, hoje com o avanço da criminalidade e consequentemente evolução da função das guardas, estas passaram a ser peça importante da segurança pública no combate e prevenção ao crime.
Acabou-se o tempo em que Guarda Municipal apenas vigiava prédios, hoje as guardas fazem rondas, atendem ocorrências, prendem criminosos, participam de operações etc. Mas isso quando se tem estrutura para trabalhar, quando não se tem, como na cidade de Macau o que se vê são guardas desmotivados para exercerem suas funções.

A Guarda Municipal de Macau atualmente não dispõe de viatura pra poder trabalhar, pois estão todas quebradas no pátio da prefeitura, fazem 3 anos que sequer fardamento os guardas recebem, a base da guarda não oferece segurança aos profissionais e está em condições precárias mais parecendo um prédio abandonado, a guarda não dispõe nem de cones para realizar um simples isolamento o que faz com que os guardas se sintam impotentes ao não poder atender os chamados da população.
Como se já não bastasse todo esse descaso o prefeito de Macau, Túlio Lemos, após não renovar o contrato de algumas pessoas que faziam o serviço de vigilância de prédios públicos, planeja retirar os guardas municipais que tem a função de fazer ronda na cidade para ocupar o lugar desses vigias que foram dispensados.
Segundo os Guardas Municipais existe uma má distribuição dos vigias que são servidores efetivos do município, segundo eles, há lugares que não se necessita do serviço de vigias e tem, e outros lugares que necessita e não tem, segundo os guardas municipais, o prefeito está querendo que eles façam na verdade o serviço de porteiros ao invés de dar estrutura para que eles possam combater o crime.
Vale ressaltar que a cidade de Macau tem no seu quadro de cargos comissionados dois assessores de segurança, um deles trabalha exclusivamente sendo motorista do prefeito e o outro a qual a Guarda Municipal é ligada diretamente não possui nenhum tipo de formação, curso ou experiência na área de segurança pública.
O caminho para o avanço de qualquer cidade sempre será caminhar para um futuro mais promissor e não regredir a um passado já superado, tentar retirar a Guarda Municipal das ruas para tapar rombos causados pelas falhas da própria gestão municipal é com certeza regredir com tudo o que a Guarda Municipal já conquistou.

É isso aí!

Por Leandro de Souza    

0 comentários: