terça-feira, 4 de setembro de 2018

Guamaré acima da média nacional no Índice de Gestão Descentralizada

O município de Guamaré alcançou no último mês de Agosto o índice 0.94 do IGD-M (Índice de Gestão Descentralizada Municipal), e ficou acima da média nacional que é de 0.73, segundo dados disponibilizados pelo Ministério do Desenvolvimento Social - MDS. Os bons números refletem o trabalho realizado pela Prefeitura de Guamaré, através das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e a SEMAS – pilares do IGD-M.

O Índice de Gestão Descentralizada (IGD) para os municípios (IGD-M) mede mensalmente as Taxas de Atualização Cadastral e de Acompanhamento das Condicionalidades de Educação e Saúde. Com base neste índice, que varia de 0 (zero) a 1 (um), são calculados os repasses financeiros que o MDS faz aos municípios para a gestão do Cadastro Único e do Bolsa Família.
EDUCAÇÃO
De acordo com o MDS, 1.987 crianças e jovens de 6 a 17 anos do ”Bolsa Família” precisavam ter a frequência escolar acompanhada no último bimestre. Desses, 1.856 foram acompanhados. Portanto, 93,41% das crianças e jovens de 6 a 17 anos do “Bolsa Família” tiveram a informação de frequência escolar registrada nesse período. A média nacional é de 92,57% de acompanhamento na educação. 
SAÚDE
As famílias que devem ser acompanhadas na saúde são aquelas que possuem crianças de até 7 anos e/ou mulheres gestantes. O município conseguiu acompanhar 1.830 famílias, o que corresponde a um acompanhamento de 97,86%. A média nacional de acompanhamento na saúde é de 78,25%. Assim, o município possui um acompanhamento da agenda de saúde muito bom, e acima da média nacional.
ATUALIZAÇÃO CADASTRAL
A Taxa de Atualização Cadastral (TAC) do município é de 92,81%, enquanto que a média nacional encontra-se em 70,26%. A TAC é calculada dividindo o número de famílias cadastradas com renda mensal per capita de até ½ salário mínimo com cadastro atualizado pelo total de famílias cadastradas com renda mensal per capita de até ½ salário mínimo, multiplicado por cem. Isso significa que o cadastro no nosso município está bem focalizado e atualizado, ou seja, a maioria das famílias cadastradas pertence ao público alvo. Com o resultado, Guamaré encontra-se na 8ª posição do melhor IGD-M entre os 167 municípios  potiguares

É isso aí!
Por Assessoria de comunicação da prefeitura de Guamaré 

0 comentários: