segunda-feira, 19 de março de 2018

Fakes e Hackers invadem as redes sociais em Macau


Fake é uma palavra da língua inglesa que significa falso ou falsificação. Pode ser uma pessoa, um objeto ou qualquer ato que não seja autêntico.

Com as redes sociais, o termo passou a ser muito utilizado para designar uma conta na internet ou o perfil em uma rede social de alguém que pretende ocultar a verdadeira identidade.

Há quem possua diversos perfis fake espalhados pela internet e utiliza em ocasiões em que pretende preservar a sua identidade real. Por exemplo, em fóruns de discussões nos quais não quer ser identificado.

É importante citar que criar um perfil fake baseado em uma pessoa real, com o intuito de ofender ou caluniar terceiros, pode ser considerado crime de falsa identidade caso haja denúncia.

Se por um lado o hacker é apenas um programador inteligente adepto a manipular ou modificar um sistema ou rede de computador, um hacker malicioso é alguém que usa seus conhecimentos em computação para ter acesso não autorizado a dados como cartão de crédito, invadir contas de redes sociais ou fotos pessoais, seja por diversão, por dinheiro, para causar problemas a outras pessoas, a mando de alguém, etc.

Pacotes com scripts de ataques hackers estão disponíveis online para qualquer um usar, incluindo iniciantes, isso significa que qualquer um com paciência, determinação e motivação pode aprender a hackear, até mesmo quem quer acessar seus dados pessoais, como seu login e credenciais de sua conta no banco.

Nas últimas semanas em Macau os internautas estão presenciando uma verdadeira profusão de postagens de fakes em grupos de Facebook, mas todos eles com algo em comum: Todos os perfis fakes que se manifestaram até agora abordaram o mesmo assunto, a política local!

Recentemente o vereador Kekel teve sua conta do Facebook invadida por um hacker, o perfil do vereador foi modificado e a maioria de suas postagens com teor político em que o mesmo criticava a gestão do prefeito Túlio Lemos foram apagadas, além de conversas espionadas.

Este escritor também foi vítima de um ataque hacker na semana passada e assim como o vereador tive minha conta no Facebook invadida e monitorada, o caso em questão só foi descoberto após eu consultar a área de segurança do Facebook e perceber que além de mim existia outro dispositivo online ao mesmo tempo no meu perfil.
E as perguntas que os internautas de Macau se fazem hoje é:
Quem está por trás desse perfis fakes?
Quem é esse hacker? 
- Algo não tão difícil de descobrir, afinal nem todos se acham meninos gênio!

É isso aí!
Por Leandro de Souza


0 comentários: