quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Com mesmo gasto de 2016 saúde teve 100 mil atendimento a menos em Macau

Após os números apresentados pela secretária de Saúde de Macau, Lucianny Guerra, na sua prestação de contas à câmara dos vereadores na última segunda feira 11, a população está se perguntando de que forma estão se esvaindo os recursos da saúde do município?

Durante a prestação de contas alguns pontos chamaram a atenção, o primeiro deles foi a secretária ter esclarecido que a gestão passada do ex-pre Einstein Barbosa deixou dinheiro em caixa para a saúde municipal, o que desmente a afirmativa da prefeitura do início do ano que divulgou que tinha encontrado os cofres praticamente zerados com apenas 3 mil reais disponíveis.
Outro fato bastante curioso foi a secretária ter afirmado que gastou nesse ano de 2017 praticamente os mesmos valores que em 2016, até aí tudo bem, mas quado se analisa os números de atendimentos demonstrados pela própria secretária percebe-se que aconteceram quase 100 mil atendimentos a menos do que em 2016.

E o leitor mais curiosos deve está se perguntando: como é possível a saúde pública de Macau ter piorado tanto, a ponto de existirem reclamações constantes de falta de medicamentos básicos, falta de lençóis, falta de médicos e constantes ameaças de paralisações dos funcionários por falta de pagamento se em tese os recursos eram pra terem sobrado?
Vamos supor que cada atendimento desses custe 10 reais (isso para pagar as seringas, algodão, medicamentos, fichas médicas, soros, alimentação, atendimento médico etc) se nesse ano de 2017 se atendeu 100 mil pessoas a menos e se cada atendimento custasse apenas 10 reais isso daria uma sobra de 1 milhão de reais, ou seja, haveria 1 milhão de reais a mais para ser usado na saúde do município, mas onde está esse dinheiro?

Essa pergunta só deve ser respondida com a iminente CPI que deve ser instaurada pelos vereadores. São necessário 5 assinaturas de vereadores para a abertura da investigação e atualmente a oposição conta com 6 vereadores (Kekel, Gia, Wilder, Ítalo, Dyana e Pintinho) Qual desses o leitor aposta que assina e será que tem algum que não assina?
São cenas dos próximos capítulos e das próximas matérias.

É isso aí!
Por Leandro de Souza

0 comentários: