sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Túlio vai a Câmara, não presta contas e população tenta agredi-lo.

O dia de hoje 07/12/2017, foi bastante movimentado politicamente na cidade de Macau. O prefeito Túlio Lemos teve que prestar explicações à Câmara dos Vereadores após o vereador Kekel ter aprovado o requerimento em que convocava o prefeito para esclarecimentos sobre a situação financeira caótica que o município passa.
Primeiras horas da tarde e a população já se reunia em frente a Câmara que iniciaria a sessão às 16:30

Logo nas primeiras horas da tarde populares já ocupava as cadeiras da plenária da Câmara a espera da vinda do prefeito, outros manifestantes faziam protestos na rua interditada pela Polícia Militar em frente a Câmara.
Fontes nos informaram que o prefeito Túlio Lemos tentou de todas as formas não ir a Câmara prestar esclarecimentos, tendo inclusive ido ao Ministério Público tentar um aval da promotoria para não ir, mas teria recebido a resposta que a convocação da Câmara deveria ser atendida, e Túlio foi.
Carro do prefeito Túlio Lemos em frente a sede do Ministério Público de Macau

Ao chegar na Câmara foi recebido por vaias da população presente e alguns aplausos de assessores também presentes, sentou na cadeira e fez cara de choro ao encher os olhos de lágrimas, mas rapidamente a sessão foi iniciada e aquela aparência desgastada e olhos marejados foram desfeitos. Discursou por 20 minutos e não apresentou nenhuma planilha de gastos ou receitas, não falou sobre nenhum plano de tirar o município da crise que se encontra e não respondeu a nenhuma pergunta técnica que o vereadores fizeram, não soube dizer nem mesmo quanto a prefeitura estava devendo nem quanto já arrecadou, não soube dizer quanto gastava na saúde e nem estipulou um prazo para a situação melhorar, o discurso do prefeito se resumiu dizer que errou em tudo o que fez no ano de 2017, mas pediu um voto de confiança ao macauense que tenha esperança que ele vai começar a acertar a partir do próximo ano. Túlio disse também que retornaria a Câmara em outro momento para fazer uma prestação de contas detalhada.
Muito criticado pela maioria dos vereadores com exceção do vereador Dinarte que não fez sequer perguntas, só pediu para que o prefeito deixa-se uma mensagem ao povo macauense e pelo vereador Dantas, único vereador que defendeu o prefeito, Túlio não respondeu a nenhuma pergunta técnica dos vereadores e se conteve ao ouvir as críticas que os mesmos faziam.
Imagens de dentro da Câmara dos vereadores antes mesmo da sessão começar

O Presidente Jairton Medeiros encerrou a sessão dizendo timidamente que a parir de agora a relação era apenas institucional.
A multidão esperava com palavras de protesto a saída do prefeito Túlio Lemos, que teve que ser escoltado por seguranças, policiais militares e guardas municipais até o seu carro enquanto a população o chamava de ladrão, atiravam ovos, garrafas de água mineral e outros que tentaram agredir fisicamente o prefeito Túlio Lemos enquanto os agentes de segurança o protegiam juntamente com a primeira dama, houve tumulto, empurra-empurra, pessoas caíram enquanto outras batiam no carro do prefeito.
Este é um breve resumo do que aconteceu na sessão ordinária da Câmara municipal da cidade de Macau hoje e que certamente entrará para a história de Macau.
Veja a baixo o vídeo gravado por populares do momento da saída do prefeito:



É isso aí!
Por Leandro de Souza

0 comentários: