quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Investigações apontam que o Vereador Ítalo Mendonça teria desviado recursos públicos em Macau

Segundo documentos que chegaram até a redação do Blog É isso aí!, a partir do mês de abril do ano de 2016, o Sr. Ítalo Mendonça de Carvalho, hoje vereador do município, enquanto ocupava cargo comissionado de assessor técnico, símbolo AT 1, lotado na Secretaria de Administração e Recursos Humanos, sendo um dos responsáveis por elaborar a folha de pagamento da prefeitura de Macau teria se utilizado do cargo para desviar recursos públicos.

Segundo os documentos recebidos, o hoje vereador Ítalo Mendonça, utilizando-se das prerrogativas do cargo, reativou o cadastro da funcionária aposentada Maria das Graças e Silva, lançando-a na folha de pagamento de funcionários ativos e passou a efetuar pagamentos no valor de R$ 3.445,48 mensais. Como se a servidora aposentada tivesse voltado a trabalhar.
Aposentadoria por tempo de serviço da Srª Maria das Graças

Um fato que torna o caso em questão ainda mais grave, é que o vereador teria colocado como beneficiária direta dos pagamentos a conta bancária de número 39145-0, da agência 0761, da Caixa Econômica Federal, de titularidade da Srª Maria Salete de Carvalho, sua mãe de criação, ou seja, de acordo com os documentos, o vereador não só reativou uma aposentada de forma ilegal, como o dinheiro que era pra ser depositado na conta dela era depositado na contra da mulher que o criou.
Conta da Srª Maria Salete de Carvalho

As irregularidades foram constatadas dos meses de abril a novembro de 2016 totalizando o valor de R$ 30.765,70 desviados dos cofres públicos. 
O caso teria sido descoberto porque a professora aposentada Maria das Graças e Silva era isenta de pagar Imposto de Renda, mas caiu na malha fina da Receita Federal tendo em vista que foi reativada ilegalmente como funcionária efetiva.
Contra cheque de abril da Srª Maria das Graças com a conta da Srª Salete

Outro caso idêntico descoberto trata-se da servidora aposentada Francisca das Chagas Oliveira Cunha, vizinha do vereador Ítalo Mendonça, A Srª Francisca também teria sido colocada no quadro de efetivos pelo vereador quando na verdade era aposentada, só que neste caso há um detalhe particular, ele aconteceu em julho de 2016, quando Ítalo já havia sido exonerado do seu cargo para se candidatar a vereador como manda a legislação eleitoral, mesmo assim consta no dia 06/07/2016 o já exonerado e ex-servidor, ainda com acesso ao sistema da folha de pagamento, reativou  - para o quadro de funcionários efetivos do município – a servidora que estava aposentada desde agosto de 2014.
Caso da Srª Francisca das Chagas Oliveira

Foram feitas buscas em folhas de ponto, pastas de arquivos e nada que comprovasse que a senhora Francisca, de fato, tenha voltado a trabalhar na Prefeitura de Macau, foi encontrado.
Pesa contra o senhor Ítalo Mendonça de Carvalho não só o fato dele ter inserido no sistema financeiro da prefeitura uma funcionária “fantasma” mas também que segundo o TSE candidatos a cargos de vereador deveriam à época (2016) estar afastados do cargo seis meses antes do pleito, o que não ocorreu e portanto, caracterizando-se assim a prática de crime eleitoral.
Contra cheque de novembro de 2016 da Srª Maria das Graças

Segundo nossas fontes conseguiram apurar seriam ao todo 13 casos de pessoas que o vereador Ítalo Mendonça teria reativado nos quadros de funcionários ativos da prefeitura, e o valor desviado chegaria em torno de 250 mil reais ao longo do ano de 2016.
Conseguimos apurar ainda que parte do dinheiro desviado teria sido revertido para a campanha eleitoral de 2016 e que há a possibilidade de pelo menos mais 2 vereadores eleitos se beneficiarem do esquema. Como o Blog É isso aí! não encontrou provas consistentes da participação de outras pessoas, incluindo vereadores eleitos, nos reservamos o direito de preservar os nomes para só divulgá-los caso provas concretas sejam conseguidas. O Ministério Público já investiga o caso, bem como a prefeitura de Macau em processo interno.
PS: Sempre admirei o trabalho do vereador Ítalo Mendonça no legislativo macauense, mas o faro da imprensa fala mais alto, o pau que bate em chico também tem que bater em Francisco, ou como diz o ditado popular: "Notícia é tudo aquilo que alguém não quer que seja publicado, todo o resto é propaganda'.
Espero que tudo seja esclarecido e que se há erros que eles sejam pagos, se as provas estiverem erradas, que os casos sejam arquivados, mas "A imprensa separa o joio do trigo. E publica o joio" ( Adlai Stevenson).
Desde já o Blog É isso aí! deixa o espaço aberto ao vereador Ítalo Mendonça caso ele queira se manifestar ou rebater as acusações graves que foram feitas sobre sua pessoa.
Deixo o espaço do programa de rádio É isso aí! do próximo sábado 17 também aberto caso o vereador queira falar sobre o assunto.

É isso ai!
Por Leandro de Souza

0 comentários: