segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Famílias são retiradas de casas ocupadas após determinação judicial em Guamaré/RN

Por força de mandado judicial a Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal da cidade de Guamaré cumpriram durante todo o dia deste último sábado a retirada dos moradores das casas ocupadas na entrada da cidade.

Houve momento de tensão em que alguns ocupantes inconformados tentaram obstruir a pista queimando pneus e pedaços de paus, chegando inclusive a arremessarem pedras contra os agentes de segurança e o oficial de justiça ali presentes.

A ação foi controlada pelos agentes com o uso de armas não letais do tipo, spray de pimenta, bombas de efeito moral, gás lacrimogênio e dois indivíduos foram detidos, um estava portando uma faca tipo peixeira, e o outro por ter ateado fogo a materiais inflamáveis na rodovia impedindo a passagem dos carros.
As famílias ocupantes das casas alegavam que só invadiram as residências porque segundo eles a prefeitura não estava mais pagando o aluguel social das casas que eles moravam anteriormente e os proprietários dos imóveis tinham pedido para que eles saíssem das casas por causa do atraso.

Muitas famílias visivelmente necessitadas estavam ocupando as casas: senhoras de idade com dificuldade de locomoção, pessoas com deficiência, crianças recém nascidas etc. todas alegando que não teriam onde ficar depois de cumprida a ordem de desocupação.
Os invasores alegavam ainda que aquelas casas seriam destinadas a pessoas apadrinhadas pela prefeitura e que a maioria dos possíveis donos teriam condições financeiras, inclusive já possuindo outros imóveis.
Alguns moradores exibiam comprovantes de que seriam contemplados com uma daquelas casas, mas que por atraso da prefeitura em proceder a entrega das casas decidiram ocupá-las.
A desocupação se deu início as 9 horas da manhã e terminou as 20 horas da noite, com todas as casas sendo desocupadas e os imóveis lacrados novamente, foi possível ver que algumas casas tiveram portas e janelas danificadas.

Chamou a atenção a falta de logística da prefeitura em disponibilizar recursos do tipo veículos e pessoas para ajudarem a carregar os móveis para outro local, pois as famílias em questão ficaram sem ter para onde ir e até a saída da polícia nenhum local foi disponibilizado.
Chamou a atenção do Blog É isso aí também, a completa ausência de vereadores ou prefeito, ou até mesmo candidatos a prefeito do município, acredito que isso se deu em virtude da campanha já ter passado, pois se fosse em época de campanha e o voto das famílias fosse de grande valia ainda, pode ter certeza que haveriam mais candidatos do que policiais no local.
Enquanto isso a determinação judicial foi cumprida e a ordem restabelecida, pois mesmo com a necessidade que algumas famílias tinham, a Lei deve prevalecer e ocupar imóveis dessa forma não é a maneira correta de fazer valer os direitos de cada um, as famílias estão erradas em invadir, a prefeitura está errada em não fornecer as condições mínimas de moradia para os seus habitantes.

É isso aí

Por Leandro de Souza
   

0 comentários: