quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

O caos no sistema prisional de todo o Brasil

Até hoje a maioria das pessoas no Brasil tem o pensamento de que cadeia serve apenas para punir (vingar) o indivíduo que comete crimes, dificilmente se vê algum discurso cobrando que os presídios brasileiros devam investir recursos para recuperar o apenado e não só mantê-lo preso e ocioso em uma cela insalubre até o final da sua pena, e o resultado dessa falta de investimento estamos vendo hoje nos noticiários.
O sistema prisional brasileiro é falido, com raras exceções de alguns presídios federais em que a quantidade de agentes de segurança é maior de que a de presos e o contato desses agentes com os presos é mínimo, o que faz com que a corrupção dos agente públicos e a facilitação de fugas e entrada de objetos se torne bem menor.

O fato é que o sistema prisional brasileiro não recupera ninguém, muito pelo contrário ele só serve para aumentar a periculosidade dos criminosos que o compõe. Desta forma os presídios são na verdade prédios de muros altos, onde uma super população de presos se amontoam e convivem entre si partilhando experiências de diversos crimes praticados e planejando outros mais. 
Outro fato que contribui para a instalação desse caos é o maior número de presos por cela do que o presídio pode comportar, junte-se a isso a ociosidade dos presos durante o cumprimento da pena e a estrutura precária que os agentes de segurança possuem para trabalhar e teremos a fórmula perfeita para fugas e mais fugas, além de viabilizar o cometimento de mais crimes dentro e fora dos presídios cometidos pelos próprios presos.
A solução para o caso só pode vir a longo prazo com construção de novos presídios e principalmente com o avanço da educação e da qualidade básica dos serviços essenciais para todos os cidadãos, enquanto isso medidas são tomadas para que menos criminosos sejam e permaneçam presos, como a tornozeleira eletrônica por exemplo, que não impede o criminoso de cometer crime nenhum e só serve apara onerar ainda mais os cofres públicos; a vasta quantidade de recursos para que o criminoso permaneça em liberdade, e mesmo quando preso, as progressões de pena que fazem com o criminoso volte ao convívio da sociedade mais cedo do que deveria.
Por esses e outro motivos a sociedade acaba pagando o preço e vê a cada dia a criminalidade aumentar, e dentre os crimes cometidos é fato público e notório que a imensa maioria são praticados por criminosos reincidentes, ou seja, a certeza da impunidade faz com que o crime no Brasil compense.
Veja mais opiniões e comentários sobre esse caso no vídeo abaixo. Se inscreva no nosso canal no You Tube, deixe seu comentário.




É isso aí

Por Leandro de Souza     

0 comentários: