sexta-feira, 18 de agosto de 2017

A cara da incompetência - Texto de Acorda Macau

O Blog É isso recebeu através de e-mail um texto intitulado "A cara da incompetência" cujo autor identificado apenas por "Acorda Macau" pede espaço no blog para a sua publicação.
Segue o texto recebido na íntegra.


Boa noite Leandro, gostaria de usar o espaço do seu blog para denunciar os absurdos da "gestão" TL. A todos deixo o registro que não tenho interesse político, não dependo felizmente disso. Vivo em Macau a alguns anos e nunca tinha visto tanto absurdo, dos quais me permita relatar a você e se possível fazer chegar nas autoridades competentes e ao povo de Macau.

Diria que o texto se tivesse um título seria "A cara da incompetência". Pois como explicar um governo tão desastroso? Como classificar um prefeito que tinha todas “as soluções” para Macau e no momento em que “pegou na caneta” não acerta uma? Como explicar a quantidade de erros e desmandos da gestão que iria mudar Macau?
. Ridícula?
. Pífia?
. Amadora?
. Despreparada?
. Desqualificada?
. Perdida?
Sim, todas as respostas estariam corretas.
Vamos ver as situações em que a atual gestão do prefeito TL está metida e que não tem ou tiveram explicações:

1. INCHAÇO NOS CARGOS COMISSIONADOS E CONTRATOS

O que justifica em plena crise o senhor TL inchar a folha do município com mais de 900 contratos e inúmeros cargos comissionados (quase 400)? Cabide de emprego? Ou Será de voto? A atual arrecadação do município é de pouco mais de 6 milhões, com gastos acima dos 8 milhões,  como explicar manter tantos contratos e comissionados? Qual utilidade? Quantas famílias estão “mamando” no “bubu” ou nas tetas da administração? Para o Prefeito que bradava que “não tinha nenhum compromisso”... A coisa se mostra diferente entre o discurso e a prática.

2. LEI PARA AUMENTAR SALÁRIOS E BENEFÍCIOS DOS SECRETÁRIOS E COMISSIONADOS

Impressionou a rapidez do senhor prefeito em dar um jeitinho no seu ordenado, dos secretários e comissionados, agora pasmem, sem um estudo técnico, sem ouvir sua “equipe técnica”  e inúmeras assessorias. Estão aí para todos, o impacto mensal na folha foi superior a 1 milhão e meio por mês, em época de queda de arrecadação o prefeito mostra que sua preocupação com a população começa por ele e os seus. Agora é que vem a parte mais engraçada, o senhor prefeito cortar 30% dos salários do povo e não pagar em dia e correndo o sério risco de não pagar o mês! Pergunta simples: por que aumentou se não pode pagar? TL esse foi um dos maiores atestados de incompetência e de falta de planejamento que Macau já viu!

3. FÁBRICA DE DISPENSAS DE LICITAÇÕES

Chama muito a atenção como em um município como Macau possui um número de licitações tão pequenos em relação ao enorme numero de dispensas, vejam bem, 20 e poucas licitações realizadas ou em curso e mais de 200 dispensas. Fonte da própria prefeitura em seu manipulado diário oficial, que saí quando é conveniente e com datas retroativas, e no portal da transparência, que por sinal tem cada bizarrice lançados lá, basta o cidadão olhar. Aqui não se pode dizer que não se sabe, pois tem uma equipe que só faz isso na prefeitura, pelo menos foi verificado um mutirão com inúmeros servidores fazendo dispensas, uma verdadeira fábrica. Nessa teve de tudo, de emergência de merenda escolar, passando por locação de veículos e chegando no apogeu que foi a do lixo. Estranho que para quem pregava em campanha transparência, compromisso com o dinheiro publico TL está cada vez mais distante. Será que esse elevado número de dispensas não deveria ser muito menor? Agora a pergunta que não quer calar: por que tanta dispensa? O que será que esta por trás para isso ocorrer?

4. FÁBRICA DE PROCESSOS EMERGENCIAIS

Na mesma linha das dispensas temos as “emergências”! Emergência, bom vamos entender isso. O que seria um procedimento de emergência?  Na visão mais simples, algo que se não existir levará a danos enormes ou risco de vida a população, isso a grosso modo seria emergência. Peço que observem quantas e para quê se fez emergência em Macau. Merenda escolar no mês de abril (quatro meses de governo) é emergência?  Transporte escolar é emergência? Aquisição de água mineral é emergência? Isso só para dar uma ideia de como a emergência em Macau é fabricada. Pior é agora, prorrogação de emergencial, criticar o antecessor e faz a mesma coisa TL?

5. PERSEGUIÇÃO AOS SERVIDORES QUE NÃO VOTARAM NA ATUAL GESTÃO

Outro fato que não é novidade em se tratando de Teteu no governo de Macau, perseguir servidor. Além de ser crime, perseguir servidor é algo que demonstra a total falta de dialogo da gestão. Enquanto uma infinidade de “amigos” faz o município de privada e nada acontece, aqueles que se levantam contra o governo são perseguidos e até agredidos nas ruas. Bastar ver os grupos de whatsapp e facebook para entender.

6. CONTRATAÇÕES E NOMEAÇÕES DE PARENTES

Nomeação de parentes em Macau virou festa, a começar pelo Prefeito, seguido por vereadores, apoios políticos... Aonde está a competência? Aonde fica o conhecimento técnico? As nomeações seguem parâmetros cada vez menos profissionais. Irmão, Tio, Sobrinho, famílias inteiras, a festa na administração dos incompetentes está nas alturas.

7. FALTA DE PESSOAL QUALIFICADO

São poucos os setores do governo que podemos ver gente competente, pessoas que você vai lá e vê resolver os problemas. O comum e corriqueiro na prefeitura é o enganar, eu te procuro e você finge que resolve e joga o problema para outro. Poucos até hoje mostram conhecimento e boa vontade em ajudar a resolver as questões. Citar os nomes eu não farei, mais em alguns setores do governo tem gente interessada em resolver, isso visto por muitos. Basta ficar na praça e observar a quem se recorre para resolver, a estes deixo meus parabéns pelo trabalho que desenvolvem, vocês são a ponta de esperança de muitos que chegam na prefeitura e dão com a cara na porta e que saem de lá sem solução para o problema. A questão é tão séria que se paga 4 mil, 3 mil para “assessores” de facebook ficarem lá curtindo as mentiras contadas.

8. FALTA DE SERVIÇOS BÁSICOS

Como explicar um prefeito que bateu de frente com o MP para realizar carnaval e outras festas sem ter os serviços básicos funcionando? Carnaval sem merenda? Sem médico no hospital? Sem remédios nos postos de saúde e hospital? Sem material e fardamento nas escolas? Sem Estrutura digna para alunos e professores nas escolas?  Sem pagar os acordos? Sem pagar os salários?  Se tiver um problema de saúde aqui nós morremos. Se precisar remover para Mossoró, Natal, Assú ou qualquer lugar é um risco, ambulâncias velhas, sem estrutura mínima. Agora estas são pagas a preço de ouro, como se fossem novinhas, se pegar o preço de uma nova e comparar com o que se pagou até aqui vamos ver o absurdo.  Vamos pensar que os serviços básicos que são o mínimo que o gestor deveria dotar o município não vem sendo feito, imaginem os grandes investimentos?  

9. FALTA DE GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA

O que se esperava do governo da mudança? Mudança! E até agora, Oito meses de governo o que mudou? Onde estão os empregos e geração de renda a população? O apoio aos pequenos empresários do município? Onde estão as políticas de incentivo?   Não existe. Se pensa em tudo menos em apoiar o pequeno, criar incentivos fiscais, leis que protejam a estes lutadores. Um município de potencial enorme e que não traz uma empresa a investir.

10. FALTA DE PAGAMENTO AOS FORNECEDORES

Questão absurda, a gestão fez uma infinidade de dispensas, emergências, compras, locações e serviços em geral, isso todo mundo sabe, agora, perguntem por ai quem recebeu? Aqueles que tem proximidade com TL parece que sim, ou aqueles que tem algo a deixar em troca. Fornecedores locais sofrendo com falta de pagamento e sendo cobrados a manter o fornecimento e os serviços ou  não recebem e ainda terão seus contrato encerrados. Isso dito para todo mundo ouvir no meio da praça por um secretário importante na gestão TL! São muitos os casos que estão assim e que não é dada nenhuma solução. Vergonha, comprar para não pagar, fazer com quê os poucos locais que estão vendendo a prefeitura quebrem por falta de compromisso. Medicamentos, alimentos, material de construção, transportes, gráfica só os que tive conhecimento e verifiquei em poucos dias.

11. FALTA DE PLANEJAMENTO

Não precisa nem falar do tema! Planejamento é algo que Túlio Lemos não conhece, que sua equipe não tem ideia. Se for amanhã na prefeitura e der uma volta pelas secretarias perguntando o que tem por lá em termos de projetos, ações ou atividades, o que vai ser ouvir  é: “não sei”! Enquanto isso Macau agoniza. Passou da hora do prefeito tirar a cabeça do buraco e sair as ruas para ouvir e para ser cobrado. Fugir a Natal para não encarar o povo é uma decisão covarde e que demonstra como pensam os atuais gestores.  Agora TL sabe como é estar do outro lado, ouvindo de todos os lados que não presta, que é incompetente, corrupto, ladrão, desonesto, como ele fazia com os outros. Queria que ele viesse a público explicar tudo isso, como ele em 8 meses conseguiu deixar Macau assim! Entretanto, nosso prefeito foge para se esconder na capital. Fomos as ruas clamando por mudanças e onde estava TL?
  
12. SECRETARIADO INCOMPETENTE

Em 8 meses desse desastre chamado Túlio Lemos o que podemos dizer de sua equipe? Secretários incompetentes e que temos dúvidas quanto as suas capacidades. Não temos um que possamos salvar! Saúde? Vergonhosa, copiadora do que não presta, trazendo tudo que fazia em Assu para Macau, inclusive empresa investigada pelo MP de lá e que foi solicitado esclarecimentos aqui. O MP aqui deveria chegar mais perto lá para ver como andam os trabalhos. Educação? Estamos vendo um verdadeiro desastre, um secretário incompetente, lerdo, moroso e que não faz nada. A preocupação é com a sua turma e não com as turmas que deveriam ter professores em sala de aula, merenda, estruturas físicas bem conservadas e em condições. Administração? Enrolão! Enganador! Foge como diabo da cruz! Disseminador das desgraças, porta voz das mentiras aos pequenos empresários. Esse não tem a menor condição de ser gestor, não sabe nem tratar com as pessoas. As demais secretarias estão todas no mesmo buraco, não fazem nada a não ser figuração na gestão incompetente.  

13. HOSPITAL DO MUNICÍPIO  

Aqui reside uma das maiores máquinas de desvio e irregularidades da gestão TL. Não existe um contrato assinado e publicado. Compras feitas de maneira ilegal. Sumiço de medicamentos. Direcionamentos em contratações e prestações de serviços. Os senhores vereadores poderiam solicitar ao MP uma visita amanhã e pedir todos os contratos do hospital com seus fornecedores, como: Gerador, Lixo hospitalar, Fornecimento de Alimentação, Fornecimento de Material de Limpeza, Fornecimento de Oxigênio, medicamentos que somem em questão de horas, falta de atendimentos e contratos ilegais, de emergências criadas pela secretária para qual proposito? 8 meses de gestão e o que foi feito? O que a saúde fez? No portal da transparência estão escancaradas as dispensas emergenciais, todos podemos ver. Aliás , nem sempre podemos, pois muitas dessas mágicas contratações não estão lá e são pagas de forma misteriosa. Daí vem secretária na rádio caseira mentir? Poupe-nos! O hospital recebe um repasse mensal da prefeitura, ou seja, dinheiro público, do povo,  do macauense sofrido e que esta sendo enganado e roubado. MP deveria intervir imediatamente.

14. AGRESSÕES

Além dos ilícitos a atual gestão esta a cada dia que passa se caracterizando por agredir aos que protesta e cobram seus direitos. Aos agredidos já falei em outras oportunidades, delegacia, registrem, pois o agressor ou agressores irão responder.

15. PAGAMENTO DOS SALÁRIOS

Outra prática criminosa da gestão TL, pagar salários com desconto e acusando o pagamento de 100% destes salários. Isto mesmo, para os órgãos de fiscalização TL pagou integralmente seus servidores e cargos comissionados, inclusive com recolhimentos dos impostos. Mais todos sabem que foi descontado 30% dos trabalhadores. Outro fator que devemos procurar informações é se estes recolhimentos foram feitos de maneira correta, não duvidem que podemos encontrar irregularidade no recolhimentos dos impostos que é feito por um secretário que é especialista em mentir! A última noticia foi que só será paga e lá pelo longínquo dia 20  de agosto os 30% do salário do mês passado e não será pago aos comissionados o mês atual.  Pois não teria dinheiro para pagar aos quase 1 milhão e 200 mil destes trabalhadores e o pagamentos dos servidores já na folha de agosto. Vejam bem, TL inchou a folha, sem estudar o impacto e agora não tem como pagar! Aí vejam só quantos cidadãos dependem do salário para honrar suas contas e sobreviver? O que vão fazer? Se isso se confirmar TL deverá passar uns meses pela capital e não retornar, vai FUGIR para não enfrentar a ira do povo e dos seus “correligionários” que vão ter que ficar sem receber. A comunicação do prefeito deveria vir a público explicar isso e não ficar jogando confete em ações que em nada acrescentam ao povo.

16. O CAIXA 2 DOS COMISSIONADOS

Outro fator de gravidade que apurei foi o caixa 2 dos comissionados, pois é, gente que recebeu seus salários completos para repassar o quinhão dos seus carrascos. Essa infelizmente é o tipo de situação que nenhum dos que falaram irão confirmar, pois sabem o que irá ocorrer com eles. Absurdo e criminoso.

17. COMISSIONADOS QUE NÃO ESTÃO TRABALHANDO

Perdemos as contas com os casos de comissionados que estão ou estavam ganhando salários de 4, 5 mil e não trabalham. Temos um caso desses na rádio que esta junto ao prefeito, como um cidadão que não aparece durante a manhã para trabalhar na prefeitura (basta ir ao setor) para comprovar. O expediente é das 7:00 até as 1:00 da tarde, ai como pode o sujeito não ir lá pela manhã e a tarde está lá rádio? Fora as questões do hospital e dos postos de saúde. MP neles!
  
18. PAGAMENTO DA MÁSCARA NEGRA

Por sinal, hoje durante todo o dia não se falou em outra coisa na prefeitura e em seus corredores, um pagamento realizado a uma empresa da Operação Máscara Negra, isso mesmo, o tão correto prefeito TL fez um pagamento a uma empresa da máscara negra, pagamento relativo a gestão anterior e que magicamente foi pago agora. Essa o MP deveria ir a fundo saber.

Daria para continuar escrevendo muito mais sobre esse desastre de gestão chamada Túlio Lemos, que ao invés de mudar Macau conseguiu fazer ela piorar. Pois é TL falar é fácil, difícil é pegar na caneta e fazer o certo!

 Ass.

Acorda Macau!

0 comentários: