quinta-feira, 16 de março de 2017

Túlio: promessa transparência, realidade contratações obscuras

Durante o pleito municipal de 2016 uma das promessas de campanha mais divulgadas pelo atual prefeito Túlio Lemos era de que o mesmo faria um mandato transparente e de muita clareza sempre prestando contas aos macauenses das ações do município e da utilização do recursos da cidade. Porém, após assumir o cargo o prefeito parece ter esquecido dessa promessa feita a todos os macauenses e o que vemos é um portal da transparência que não funciona, contratações de empresas suspeitas, gastos não demonstrados ao contribuinte e falta de prestação de contas.

No primeiro mês de mandato Túlio fez questão de ir a uma rádio local num programa comandado pelo seu próprio pai prestar contas superficialmente de quanto dinheiro entrou nos cofres do município e em quê esses valores foram gastos, prestação de contas essa que seria desnecessária se o portal da transparência do município estivesse funcionando normalmente, pois todos teriam acesso as finanças e contratações da cidade sem precisar o prefeito perder tempo em um programa de rádio visando aumentar a audiência de tal programa, aliás, manter funcionando o portal da transparência foi também uma promessa de campanha do prefeito que não vem sendo cumprida.
Passada essa primeira prestação de contas de forma superficial, o prefeito não foi mais a rádios, nem a blogs, nem jornal nenhum prestar contas do que ele está fazendo com o dinheiro público. O que se sabe é que muitos gastos e contratações da prefeitura estão sendo feitas de maneiras obscuras demais para um governo que sempre prometeu transparência, senão vejamos:
O leitor sabe quanto foi gasto na aquisição da merenda escolar?
A prefeitura informou em algum lugar onde, quando e como estaria comprando a merenda escolar?
duvido!
Só o que se sabe é que foi adiado por tempo indeterminado uma forma de cotação de preços para que o município pudesse tomar conhecimento dos valores dos gêneros alimentícios que a prefeitura por ventura viesse a adquirir. Mas em compensação a prefeitura não publicou nenhuma convocação, ou edital em nenhum lugar que alertasse a empresas que a prefeitura pretendia comprar combustíveis ou contratar o serviço de limpeza urbana, por exemplo, simplesmente a empresa como num passe de mágica adivinhou que a prefeitura iria contratar e ofereceu seus serviços. No caso da empresa que cuida da limpeza urbana a mesma está envolvida em escândalos de corrupção na cidade de Mossoró/RN
No caso da aquisição de combustível a transação ocorreu de forma mais estranha ainda, os veículos do município passaram a abastecer no posto contratado no dia 02 de janeiro, mas somente após 10 dias a prefeitura publicou uma pesquisa de preços de quanto cada posto da cidade estava disposto a cobrar da prefeitura pelo litro de combustível, ou seja, passou mais de uma semana abastecendo no posto contratado antes mesmo de divulgar a cotação de preço ou de contratá-lo de fato.
Outro fato estranho é que nenhuma outra empresa que tinham participado de licitações anteriores da prefeitura foram sequer convidadas a apresentarem um proposta de preços aos serviços prestados, por causa disso o MP investiga um acerto prévio de contratação e favorecimento de empresas amigas o que caracteriza crime.

Outra contratação obscura é da empresa que realizou a reforma do ginásio Virgílio Barbosa, até agora não se sabe quem realizou a obra, as notas fiscais não foram exibidas, não se sabe o valor exato de quanto custou, nada, absolutamente nada, e ninguém da prefeitura faz questão de esclarecer com documentos os valores gastos.
Recentemente a prefeitura contratou com dispensa de licitação, uma empresa para prestar consultoria e assessoria nas licitações do município, compras e contratos. O mais grave é que o dono da empresa contratada já esteve envolvido em escândalos de corrupção na chamada "máfia dos gafanhotos" onde foi acusado de desviar mais de 111 mil reais através de funcionários fantasmas.
Esses são apenas alguns exemplos que constatamos através do diário oficial do município de contratações feitas de forma nada clara pelo prefeito Túlio Lemos. O que contradiz tudo o que ele prometeu e pregou antes de ser eleito, ou seja, transparência e clareza, mas por tudo já visto, os negócios do município estão mais escuros do que as ruas da cidade a noite com a falta de lâmpadas nos postes.

É isso aí

Por Leandro de Souza

0 comentários: