segunda-feira, 9 de abril de 2018

BOMBA! Vereador Oscar é flagrado cobrando e recebendo propina em Macau/RN

A redação do Blog É isso aí! teve acesso a uma gravação entre o vereador Oscar Paulino, atual líder do governo na Câmara, e um homem de confiança do ex-prefeito Keginaldo Pinto onde o vereador cobra e recebe de forma ilegal 600 litros de combustível.
Fontes informaram ao Blog É isso aí! que tal prática é comum ao vereador Oscar por todos os governos que passaram em Macau nestes 27 anos que o vereador atua na cidade, segundo as nossas fontes, Oscar pratica de chantagem com os governos e caso os governos não cedam aos seus pedidos ele torna-se opositor ferrenho e quando recebe o benefício que almeja passa a defender o governo.

O diálogo transcrito na gravação se deu dentro de um órgão público municipal, na ocasião o vereador Oscar conversa com um homem de confiança do ex-prefeito Keginaldo Pinto, que o Blog preservará a identidade tendo em vista relatos de possíveis represálias que o interlocutor possa vir a sofrer até mesmo contra sua vida.
Na ocasião Oscar cobra e recebe na hora 20 ordens de 30 litros de combustível totalizando 600 litros de forma ilegal. Na época o vereador possuía um veículo tipo caçamba alugado pela prefeitura para o recolhimento do lixo da cidade de Diogo Lopes, mas no contrato celebrado já estava estipulado que pelo valor que a prefeitura pagava todo mês ao proprietário do veículo ele era o responsável por arcar com o salário do motorista e o combustível do veículo, mas não satisfeito com os ganhos o vereador Oscar exigia do Ex-prefeito mais 600 litros fora a parte, ou dificultaria sua gestão de todas as formas.
Além dos crimes acima descritos, o vereador Oscar revela ainda na conversa que já recebia uma cota de combustível no Posto Santa Rita de propriedade do Sr. Geovani. Essa cota segundo apurou o Blog É isso aí! girava em torno de 2 mil reais mensais e também era exigência do vereador para se manter do lado do governo, dessa forma além de ter uma caçamba alugada o vereador Oscar exigia e recebia mais 600 litros de combustível e mais 2 mil reais por mês também em ordens de combustível por exigências feitas por ele para não atrapalhar a gestão municipal.
Será que o vereador Oscar Paulino está usando do mesmo artifício na gestão do prefeito Túlio Lemos?
O Blog É isso aí! recebeu informações e transferência de valores da prefeitura de Macau para a ADECODIL (Associação de Desenvolvimento Comunitário de Diogo Lopes) na qual a esposa do vereador, Ana Paula, sempre esteve a frente, mas que os gastos são obscuros, os valores repassados o qual será tema de matéria futura ultrapassa os 200 mil reais, mas mesmo assim moradores informaram que até a energia do prédio utilizado pela ADECODIL chegou a ser cortado por falta de pagamento. Esse é assunto pra uma próxima matéria.
Confira abaixo o vídeo com a gravação do vereador Oscar cobrando e recebendo propina em forma de 600 litros de combustível. E logo abaixo acompanhe a descrição do diálogo.

  
Voltei Luiz, Oscar Paulino.
- Esse da fundação (ADECODIL) é esse aqui de baixo né, o que falta?
- É o de baixo, cinquenta e pouco parece né? Eu anotei aí (Mais de 50 mil reais)
- Oscar, fora esse aqui (ADECODIL) esse aqui não tá na cota não é (600 litros de combustível)?
- Não, não! É o que Keginaldo me dá esse aí! Certo? Quem me dava era lá (Câmara), aí dava um dia e passava três semanas sem me dar, quatro semanas sem me dar, aí as vezes o que é que acontecia às vezes Jair dizia: Olha tem uma ordem (de combustível) do senhor lá na coisa do menino, aí o menino ia pegar, mas assim uma vez ou outra passava 3, 4 meses.
-E aqueles outros dois mil (em ordem de combustível) que você pediu pra liberar lá de Geovani (Dono do Posto Santa Rita) é outra situação?
- Não, aquela é da minha cota, da minha cota eu não fui lá (cota que Oscar exigia todo mês pra não atacar o governo)
E esse aqui é outra situação que ele (Ex- prefeito Keginaldo) passa também pra você?
- É pra mim, esse aí é da caçamba é o combustível da caçamba
- 600 litros?
- É 600 litros todo mês pego 600 litros da caçamba (por fora do contrato) tá entendendo? É porque a caçamba, o que é que faz, a caçamba, ele... Ele é três mil e quinhentos certo? (que a prefeitura pagava todo mês estipulado em contrato). Aí paga o motorista e se deixar não compensa, tá entendendo? Aí ela fica só em Diogo Lopes.
20 (o interlocutor dá 20 ordens de combustível de 30 litros cada a Oscar) essa aí é a cota do mês agora.
- Recebi, certo, aí isso aí você vai falar com ele né? vai conversar com ele (Ex-prefeito Keginaldo Pinto)
Vou despachar com ele (Ex-prefeito Keginaldo Pinto)
- Pronto tá certo, ele sabe, porque a caçamba quando foi dado, ele dá outros, dá dos outros meninos também sabe? Aí ele disse: Não! Sua cota eu vou lhe dar 600 litros (por fora do valor do contrato) Porque a caçamba ela vai duas vezes, três vezes às vezes até a semana toda ela vai pro lixão, tudo o que o lixo lá de Diogo Lopes é colocado lá no lixão, tá entendendo? Aí tem dia que a caçamba roda 160 quilômetros porque vai duas vezes deixar, quando tem muita poda, quando tem metralha, quando tem lixo que o daqui não pega, tá entendendo? Porque o trator da prefeitura tá lá, mas não faz nada de limpeza de pegar pra TCL (Empresa de limpeza urbana que prestava serviços em Macau na época) sabe? Aí a caçamba é quem tá pegando todos esses negócios lá, aí vai deixar no lixão, sabe?
Deixe comigo!
- Tá certo meu querido, aperte a mão do seu amigo!
- Seu filho veio aqui disse que o barco tinha ido e você não trouxe o peixe pra mim né rapaz!
- Rapaz, olhe o barco chegou, um veio com pouco peixe, mas o outro veio mais ou menos, certo, só peixe de primeira, Sirigalo e Cioba, eu deixei lá, chegou, tá lá, eu ainda tenho... Eu tô dizendo a você que eu ainda tenho daquele outro peixe, pode acreditar em mim, tá guardado, uma Garoupa e uma Cioba gorda que eu tirei daquela pescaria que disse a você, desse aí eu tirei dois peixes só, uma Cioba de uns 3 quilos ainda não fui nem pegar, tá até lá ainda.
- Se tu mandar por alguém que faz viajem lá e eu pagar aqui?
- Mas será que eles vem deixar?
- O Sr. Diga que eu pago aqui. Quem vai pagar sou eu!
- Eu vou mandar tratar um que tá lá, é uma ciobazinha deste tamanho assim, ela vai dar uns dois quilos e meio, três quilos, aí vou mandar o menino tratar e vê quem vem deixar aqui, vou mandar o filho de Beto vir deixar aqui, aí mando ele entregar a você! É só uma que tem lá, sabe uma pequena. Agora tem uma grandona que eu disse a você que tá lá, a Garoupa e a Cioba grande tá tratado mas tá congelado desde aquela época.
Blz
- Aí eu vou ter... Aí tem uma cioba pequena lá eu vou mandar pra você, eu vou mandar no carro amanhã.
Certo, valeu meu filho!
- Amanhã logo cedo eu mando deixar aqui.

É isso aí!
Por Leandro de Souza

0 comentários: