sábado, 17 de junho de 2017

As quadrilhas de Macau pedem ajuda pra poderem dançar!

Sem dúvidas uma das maiores expressões culturais da cidade de Macau são as quadrilhas juninas, representadas pelas quadrilhas estilizadas Junina Oxente e Estrela do Sertão, detentoras de vários títulos de expressão em todo o Brasil. Mas entra ano e sai ano e as quadrilhas penam para conseguirem dançar e mostrar ao público toda a sua beleza e sua arte. 

É por isso que você leitor já deve ter se deparado com integrantes de quadrilhas juninas na beira da estrada pedindo dinheiro, ou já foi abordado por algum integrante da quadrilha lhe pedindo para comprar uma rifa.

Este ano não está sendo diferente, apesar da articulação da vereadora Mônica Ribeiro junto ao prefeito Túlio Lemos para que este viabiliza-se ajuda financeira e logística para as quadrilhas se apresentarem e representarem Macau, as quadrilhas ainda penam para literalmente fazer um anarriê e um alavantu.
Segundo nos consta a prefeitura de Macau já disponibilizou  o transporte para os integrantes e seus equipamentos e figurinos viajarem para outras cidades, a ajuda financeira ainda não foi recebida pelos presidentes das quadrilhas segundo assessores da prefeitura devido aos trâmites burocráticos. Todos os anos as quadrilhas necessitam de ajuda financeira do município, isso não é nenhuma novidade, a prefeitura tem que planejar e se organizar melhor para que no início do mês de junho as quadrilhas já estejam com esse dinheiro em mãos para poderem viabilizar seus figurinos, pagar suas despesas e consequentemente se apresentarem.

O grande problema deste ano é que os festivais já começaram e as quadrilhas de Macau podem perder de se apresentarem, além de já terem feito dívidas contando com o patrocínio da prefeitura e outros que ainda não receberam, ou seja, as quadrilhas já gastaram o que ainda nem receberam.
É preciso da ajuda de todos para que não vejamos as quadrilhas estilizadas de Macau definhando a cada ano que passa, é preciso da ajuda do poder público municipal, representantes do poder público municipal, sociedade civil, comerciantes etc.

Não podemos deixar o fogo das quadrilhas se apagarem, você que leu este texto, passe a olhar com outros olhos para esses artistas da terra que lhe param pra pedir uma ajuda, porque o pouco que você contribui pode significar o sonho deles de trazerem todos os dias para suas casas o maior troféu que eles podem ganhar, o orgulho de representar sua cidade!

É isso aí!

Por Leandro de Souza  

0 comentários: