domingo, 24 de novembro de 2019

Eu e o transtorno bipolar.

No decorrer da vida tive alguns amigos que tinham bipolaridade, e eu sempre pensava o quanto era difícil lidar com eles devido a mudança repentina de humor e todos os problemas que isso acarretava.

Mal sabia eu que também dava o mesmo trabalho as pessoas que me cercavam sem perceber. Somente aos 36 anos de idade fui diagnosticado como portador de transtorno bipolar e outras doenças que afetam a mente.
Depois de ler e reler o laudo psiquiátrico em que o diagnóstico médico atestou tudo isso, é que a ficha caiu.
Hoje entendo as noites sem precisar dormir e a energia que continuava sobrando, como numa madrugada que sem dormir fui correr 12 km junto com os primeiros raios de sol e ao chegar em casa apenas chorei por quase uma hora sem motivo algum.
Hoje eu entendo os momentos de depressão onde qualquer problema pequeno se tornava insolucionável levando a desejos e manifestações suicidas.
A pessoa bipolar vive em uma realidade alterada, na verdade ela perde a noção da realidade, vive em extremos seja de alegria ou de tristeza, quando todos sabem que algo vai dar errado ela é a pessoa mais confiante que aquilo vai dar certo.
Quando todos sabem que algo é bom e vai dar certo o bipolar acredita que tudo irá dar absolutamente errado etc.
O pensamento do bipolar é tão rápido que ele acaba atropelando sua própria fala, isso explica eu, durante os programas de rádio, só falar metade das palavras e já começar outra, ou seja, atropelar a fala tentando acompanhar o pensamento.
O diagnóstico da bipolaridade explicou também muita coisa para mim, a agressividade em excesso, a vontade as vezes de nem levantar da cama, o desejo de fazer tudo ao mesmo tempo e não concluir nada etc.
Mas porque eu estou escrevendo esse texto?
Para que possamos quebrar paradigmas, para dividir com vocês que me acompanham diariamente através do blog ou redes sociais que todos nós temos problemas e que podemos seguir a diante.
Minha vida hoje varia entre um comprimido de lítio, um de respiridona e de acompanhamento médico com psicólogo e psiquiatra.
Como eu disse antes, esse texto é mais que um desabafo, é uma forma de quebrar paradigmas, é uma forma de conscientização para que todos nós possamos olhar para o outro do nosso lado com mais atenção.
Afinal é como disse Marcelo D2:
"A vida é um eterno perde e ganha,
Um dia a gente perde
No outro a gente apanha.
Apanha e nem por isso a gente vai fugir da luta
Num vou baixar a cabeça pra nenhum filho da puta.
As pedras no caminho a gente chuta,
É super natural,
Não deixo abaixar minha moral,
Tenho que me manter em movimento
A vida não é mole
Mas qualquer parada enfrento. 
Tão louco você pensa que está, 
E se é que está, 
Tão louco você pode ficar, 
Se a vida não é do jeito que 'cê quis
A ideia é procurar
O caminho que te deixa feliz."

A luta é diária, e todo dia eu encaro a face da derrota e digo: HOJE NÃO!

É isso aí!
Leandro de Souza
Um bipolar

1 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela coragem de enfrentar o problema e assumir essa condição, que sei que com fé em Deus e abandonando a bebida você vai vencer. Diz a palavra de Deus: "entrega teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais Ele fará". Ainda dá tempo cara, Jesus pode te levar para um novo caminho. Fique com Deus.