segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Polícia Federal faz operação em Ceará Mirim, alvo seria contratações do ex prefeito Marconi Barreto.

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira, 4/11, em Ceará-Mirim, na Região Metropolitana de Natal, a operação Boca da Mata com objetivo de apurar fraudes em dispensas de licitações e desvio de recursos públicos ocorridos na administração municipal.

Cerca de 30 policiais federais cumprem 6 mandados judiciais de busca e apreensão expedidos pela 15ª Vara Federal.

A ação é um desdobramento da operação Guaraíras deflagrada em setembro do ano passado e que apurou o surgimento de indícios de fraude na contratação do serviço de transporte por parte da prefeitura daquela cidade.

As diligências de hoje visam reunir provas dos fatos sob investigação e esclarecer se houve pagamento de vantagem indevida a servidores públicos.

De acordo com o que foi apurado nos levantamentos feitos desde 2018, restou demonstrado ter acontecido ajuste indevido para a contratação do serviço de transporte escolar e de saúde no citado município.

O nome da operação é uma referência a cidade onde teriam ocorrido os fatos sob suspeita. Boca da Mata é um dos primeiros nomes que a cidade de Ceará Mirim teve.

Ceará Mirim atualmente está passando por uma eleição suplementar, tendo em vista a cassação do mandato do ex prefeito Marconi Barreto por abuso do poder econômico, a expectativa de muitos moradores da cidade é saber se as irregularidades descobertas pelo Ministério Público e pela Polícia Federal na contratação do transporte público pela prefeitura atinge diretamente o ex prefeito Marconi Barreto ou se atinge indiretamente, algo que deverá ser esclarecido nos próximos dias pelos próprios órgãos policiais.

A operação deflagrada pela Policia Federal na manhã desta segunda-feira, 4, em Ceará-Mirim, cumpriu decisão do juiz federal Halison Rego Bezerra da 15 Vara Federal, atendendo denúncia do Ministério Público Federal sobre irregularidades na licitação de contratações da Prefeitura de Ceará-Mirim, na gestão do ex-prefeito Marconi Barreto.

A operação recolheu documentos e equipamentos eletrônicos na Secretaria Municipal de Planejamento e nas empresas Ativa Serviço de Transportes e Mudanças, FLC Locações, MS Locações e Serviços. Além das residências de Kaleandro da Silva, Ulicia Karleny da Cunha e Kaliana da Silva Moreira.

A investigação da Polícia Federal contou ainda com o auxílio da quebra de sigilo telefônico dos investigados, autorizada pela Justiça que fundamentou a operação de hoje.

É isso aí!
Por Leandro de Souza

0 comentários: