sábado, 10 de dezembro de 2016

A corrupção política no Brasil tem jeito?

Ontem publiquei uma matéria aqui no Blog É isso aí, sobre o Ministério Público Federal ter indiciado o ex-presidente Lula, o seu filho Luiz Cláudio e mais duas pessoas por tráfico de influências, enriquecimento ilícito dentre outros crimes. Hoje fui, não surpreendido porque toda semana ficamos sabendo de mais um escândalo de corrupção no Brasil, então tais notícias não são mais surpresa para ninguém, mas fui bombardeado por todas as mídias sobre o novo escândalo de corrupção no Brasil, penso que aos poucos o brasileiro vai percebendo o quão grande é a teia da corrupção em nosso país. 
Aí eu pensei comigo mesmo, poxa! ontem eu postei uma matéria falando do Lula, se eu não postar nada falando sobre o esquema do PMDB hoje vão me chamar de tendencioso, de fazer parte da mídia golpista, de apoiar um governo golpista, de ser de direita, e essas coisas todas. Só que quero deixar bem claro que eu tenho cara e lado e eu não sou de direita e nem de esquerda, sou brasileiro e o meu lado é o Brasil e torço para que a justiça seja feita e os corruptos sejam presos, independente de cor partidária.

Dito isto, passei o dia inteiro pensando em veicular no blog uma matéria sobre a delação do ex-diretor da Odebrecht em que ele detalha pagamento de propina para vários políticos entre eles o Presidente Michel Temer, o Presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia, o Presidente do Senado Renan Calheiros, o Governador de São Paulo Geraldo Alckmin, o ex- ministro Jaques Vagner, o senador José Agripino, o senador Romero Jucá dentre tantos outros. Só que a relação de políticos envolvidos nos escândalos é tão extensa e são tantas as acusações que fica difícil até saber por onde começar a escrever. Então resolvi falar sobre o sistema político brasileiro, como ele funciona e a troco de quê. Acredito que só assim estaremos discutindo a questão da corrupção política no seu âmago.
O atual Presidente Michel Temer teve seu nome citado na delação da Odebrecht 43 vezes, vamos supor que por esse motivo Temer tivesse que deixar a presidência da república quem assumiria? O presidente da Câmara Rodrigo Maia que também é citado na delação; então vamos supor que ele também não pudesse assumir a presidência da república, aí quem teria que assumir pela linha sucessória era Renan Calheiros que é réu no STF e por isso está impedido de ocupar o cargo de Presidente do Brasil e também é citado na referida delação, então a presidência da república cairia no colo da presidente do STF, Ministra Carmem Lúcia que nessa semana abaixou a cabeça para o Senador Renan Calheiros que desobedeceu determinação judicial do STF e se negou até a receber uma intimação da Suprema Côrte.
Aí o leitor pergunta: "a que ponto nós chegamos?"
Pois é a que ponto!

Quando paramos para analisar chegamos a conclusão que a questão é muito mais complexa, não são apenas a maioria dos políticos que são corruptos, na verdade o sistema político brasileiro funciona e se mantém a base de corrupção. É óbvio que uma empresa que doa dinheiro para uma campanha eleitoral de um partido ou candidato vai querer algo em troca, ela não está doando por ideologia política, ela está doando porque está visando o seu lucro no futuro, ela está doando porque quer entrar no esquema ou continuar fazendo parte dele, qual é a lógica que tem em um político gastar em campanha muito mais do que vai receber  de salário durante todos os 4 anos de mandato? nenhuma! por isso a frase: "não existe almoço grátis".
No sistema capitalista em que vivemos para alguém ganhar outro tem que perder, para existir o rico tem que existir o pobre e no Brasil para existir o político tem que existir o corruptor, aquele que banca a campanha em troca de favores escusos que se tornarão em montantes maiores do que os investidos na eleição, por isso em cada obra que o governo executa tem sempre alguém ganhando, por isso pagamos impostos tão altos e temos serviços públicos tão precários, pois temos que cobrir o rombo da corrupção, não adianta mudar a forma de doação para campanhas eleitorais pois se as empresas não puderem mais doar os seus donos e acionistas o farão em forma de pessoa física, uma parte declarada outra parte em forma de caixa 2. E para surpresa geral nessa campanha de 2016 foi descoberto que pessoas inscritas no programa Bolsa Família doaram ao todo 16 milhões de reais para campanhas de candidatos no Brasil afora como você pode constatar clicando AQUI . Ou seja, eles conseguem usar seus artifícios para continuarem corrompendo e sendo corrompidos de todas as formas no atual sistema político brasileiro.
E assim entramos num ciclo vicioso em que o político que é inserido nesse sistema ou entra no esquema ou não consegue mais se eleger, salvo raríssimas exceções. Aí eu me pergunto: A corrupção política no Brasil vai acabar? Bem, na minha opinião só se um dia descriminalizarem a corrupção no Brasil, ou seja, ela deixar de ser crime tipificada no Código Penal, é a mesma pergunta que se faz quanto ao tráfico de drogas no país, "um dia o tráfico vai acabar?" Vai! no dia em que comprar e vender maconha, crack e cocaína deixarem de ser crimes, aí acaba-se o crime não ato, porque não é mais crime, é algo que se tornou tão corriqueiro que ninguém dar mais nenhuma importância e deixa de se aplicar a lei, e a lei vira uma lei morta sem aplicação, da mesma forma como foi com a bigamia. Não basta só prender, destituir e condenar os corruptos, tem que se atacar o sistema, acabar com o sistema, acabar com essa infinidade de partidos, dar o mesmo espaço a eles nos programas eleitorais concentrar todos os gastos de campanha em um núcleo, dividir igualmente e fiscalizar, só assim teremos políticos honestos se elegendo e não tendo que se corromper ao sistema que nunca perde. O sistema nunca perde, até quando achamos que o sistema perdeu, ele ganha. O sistema é foda!
Mas enquanto a corrupção e o tráfico de drogas no Brasil  ainda são crimes puníveis, vamos ficar torcendo pelas nossas forças de segurança, nossos promotores e juízes que ainda tentam concertar um pouco desse país que já sucumbiu à corrupção desde quando o primeiro homem veio de Portugal. E por falar em Portugal me lembrei de Cabral, que está preso por sinal, e que na sua casa foi encontrado um pedaço de carne importada da África que custa mil quinhentos "real" o quilo.

E pra finalizar vou deixar o leitor com um texto de Elisa Lucinda, que retrata muito bem o que passamos hoje e a esperança que temos no futuro; que Deus nunca tire de nós essa esperança, e que ele nos abençoe.

Só de Sacanagem
(Elisa Lucinda)

Meu coração está aos pulos!
Quantas vezes minha esperança será posta à prova?
Por quantas provas terá ela que passar?
Tudo isso que está aí no ar: malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu dinheiro, do nosso dinheiro que reservamos duramente pra educar os meninos mais pobres que nós, pra cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais.
Esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais.
Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova?
Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?
É certo que tempos difíceis existem pra aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.
Meu coração tá no escuro.
A luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam:
" - Não roubarás!"
" - Devolva o lápis do coleguinha!"
" - Esse apontador não é seu, minha filha!"
Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar. Até habeas-corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar, e sobre o qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará.
Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda eu vou ficar. Só de sacanagem!
Dirão:
" - Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo o mundo rouba."
E eu vou dizer:
"- Não importa! Será esse o meu carnaval. Vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos. Vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau."
Dirão:
" - É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal".
E eu direi:
" - Não admito! Minha esperança é imortal!"
E eu repito, ouviram?
IMORTAL!!!

Sei que não dá pra mudar o começo, mas, se a gente quiser, vai dar pra mudar o final. 

É isso aí

Por Leandro de Souza
    

0 comentários: