Eu já tinha me manifestado alguns dias atrás nas redes sociais sobre a escolha de alguns secretários do futuro prefeito da cidade de Macau/RN, Túlio Lemos, dizendo que só iria criticar ou elogiar quando os mesmos tivessem assumido suas pastas e mostrado ou não para que vieram, acho desnecessárias críticas a quem ainda nem tomou posse do cargo.
Só que em meio a tantas discussões, polêmicas, elogios e críticas em outros sites, blogs e principalmente nas redes sociais decidi manifestar agora minha opinião sobre a polêmica de Túlio trazer alguns secretários de fora da cidade para compor o seu governo, para eu não pegar o bonde andando.
Citarei apenas o nome da futura secretária de saúde, Lucianny Edja Guerra de Massena, que é a atual secretária de saúde da cidade de Assu/RN, pois os outros nomes ainda não foram oficializados e portanto poderão ocorrer algumas mudanças. Pois bem, em conversas com pessoas que já tiveram a oportunidade de trabalhar com a mesma todos foram unânimes em dizer que ela era eficiente e competente no que faz, então quem sou eu pra dizer o contrário? a não ser que em Macau ela demostre que não é isso que eu ouvi falar dela, mas por enquanto acredito que foi um decisão muito acertada do futuro gestor, pois a pasta da saúde é sem dúvidas um dos maiores problemas da administração municipal e precisa de alguém com experiência para mudar esse cenário medíocre em que se encontra a saúde pública do município.
Há alguns anos atrás o Brasil tinha grandes empresas estatais, ou seja, empresas que o Estado administrava como por exemplo: Vale do Rio Doce, Cosern, Telern etc. E essas empresas eram alvos constantes de críticas por causa do mal serviço prestado, má administração e algumas vezes até trazerem mais prejuízos do que benefícios para a população. Veio a privatização dessas estatais e as empresas se modernizaram e hoje prestam em sua maioria um trabalho de excelente qualidade se comparado ao tempo em que eram estatais controlados pelo governo.
Um dos fatores fundamentais para essa mudança foi a injeção de mão de obra qualificada nessas empresas. Quando uma empresa tem funcionários qualificados, com condições de trabalho e recursos necessários para atenderem as demandas dos clientes é certo que o serviço prestado será de boa qualidade; é só comparar o serviço prestado pela Cosern de antes e o de agora.
Trazendo essa discussão para a gestão do prefeito eleito em Macau, é claro que não estamos falando do município como uma empresa que gera lucros, mas podemos e devemos copiar o modelo de gestão.
Qualquer presidente de empresa séria que se preze vai querer se cercar dos profissionais mais capacitados para exercerem as funções que ele atribuir e assim melhorar ou manter o crescimento da empresa, por isso no mercado de trabalho hoje é tão importante a qualificação profissional, tendo em vista que só os mais capacitados conseguem alcançar os melhores cargos.
Pensando dessa forma acho correta a escolha de Túlio Lemos em trazer alguns secretários de fora, desde que esses secretários sejam pessoas qualificadas para tirarem Macau da situação caótica em que se encontra. Muitos se questionam: "Será que em Macau não tinha ninguém capacitado para assumir essas pastas?" E eu respondo: Tem sim, mas nos cargos de secretariado existe uma peculiaridade que faz toda a diferença, a confiança.
Um cargo de secretário municipal se assemelha a um cargo de executivo numa grande empresa, mas com a diferença de que na empresa esse executivo basta ser qualificado e desempenhar um bom serviço, no município um secretário além de ter que possuir capacidade e conhecimento técnico também tem que deter a confiança do gestor que o colocou no cargo. Acredito que Túlio está seguindo essa linha de administração na escolha dos seus secretários que me parecem além de serem profissionais técnicos e experientes são também da sua confiança. Não há o que se criticar nesse sentido, coloque-se no lugar de um administrador, você gostaria de se cercar de pessoas capacitadas e da sua confiança ou não?
Além disso, vejo muitas críticas em mídias que no momento acho desnecessárias em cima de um secretariado que ainda nem foi divulgado completamente. É necessário primeiro que os secretários assumam suas funções e comecem a trabalhar para podermos tecer críticas ou elogios aos mesmos.
No mais, nesse ponto da escolha dos secretários, acredito que o prefeito eleito vem mantendo a coerência do que prometeu na campanha, de mudar, inovar e fazer um mandato baseado numa gestão pública de responsabilidade.
Quanto aos demais nomes dos secretários temos que esperar para ver quais serão, e se serão merecedores de críticas ou elogios. Por enquanto acredito que Túlio Lemos mantém sua coerência política administrativa acertadamente.
Nós que fazemos o Blog É isso aí estaremos atentos para fiscalizar e criticar se necessário for, desde que haja fundamentos e assim poderemos publicar com razão uma crítica fundamentada, mas seria tendencioso da minha parte não publicar algo quando este for por mim julgado como fator relativo e positivo para o município, tenho que ter a credibilidade e hombridade no Blog É isso aí de criticar quando preciso for e de elogiar quando se fizer necessário, e assim manteremos sempre a imparcialidade e credibilidade junto aos nossos milhares de leitores de todos os dias, pois o meu lado não veste azul, nem verde, nem vermelho. O meu lado veste as cores de Macau.
É isso aí
Por Leandro de Souza
0 comentários:
Postar um comentário