Vivemos num país laico, mas de maioria católica, aliás maioria essa que diminui a cada ano, todavia é costumeiro nas cidades do nosso Brasil festas de santos padroeiros da cidade, algumas com grandes shows religiosos e "profanos", assim como missas, procissões, carreatas dentre outras.
A santa padroeira de Macau/RN é Nossa Senhora da Imaculada Conceição, cujo dia de celebração é 8 de dezembro, mas como de costume todos os anos a igreja católica da cidade celebra vários dias de festas religiosas e homenagens a Santa Padroeira. Desde a semana passada que os festejos de 2016 em alusão a Santa começaram na pequena, mas charmosa e aconchegante igreja Matriz da cidade, alguns dias inclusive com lugares vazios nos bancos históricos do referido templo. Pouco se houve falar em festa da padroeira na cidade, poucos fogos, pouca agitação, barracas vazias, povo tímido.
Na manhã de hoje, 06/12/2016, o povo de Macau/RN acordou ao som de muitos fogos, comemorações, agradecimentos a Deus e a própria Virgem Imaculada, mas não pela festa alusiva a celebração do seu dia, e sim porque o ex-prefeito da cidade, Flávio Vieira Veras, foi posto em liberdade depois de passar pouco mais de 1 ano na prisão acusado pela prática de vários crimes entre eles corrupção, formação de quadrilha, desvio de dinheiro público, improbidade administrativa e condenado pelo crime de documentos falsos etc. etc. etc.
É de se pensar: que fenômeno é esse que acontece aos nossos olhos em que um homem com ficha criminal é mais reverenciado de que a própria padroeira da cidade que muitos a chamam até de "Mãe de Deus"?
Quem é esse povo que hoje comemora a liberdade de um homem que comprovadamente os roubou? será que é o mesmo que pede o fim da corrupção? será que é o mesmo que pede que o juiz Sérgio Moro atue com rigor colocando atrás das grades todos os políticos envolvidos no esquema fraudulento da lava jato?
Será que é o mesmo povo que pedi mudança e renovação da classe política? que estufa o peito e grita: chega de corrupção!, será?
Cadê a lógica?
E se for? que moral tem esse mesmo povo pra cobrar tais medidas tendo em vista que comemora a liberdade de um político preso por crimes políticos? ou será que o fim da corrupção só deve abranger outras cidades que não Macau?
De toda forma outro fator deve ser analisado para que entendamos melhor tal postura tão patética da maior parte da população:
Quem é Flávio Veras?
Flávio sem dúvida hoje é o maior líder político de Macau, mesmo quando estava preso, tanto é que na campanha para prefeito desse ano os dois candidatos com maior apoio popular disputavam o seu apoio, pois com certeza seria fator determinante para a vitória de qualquer um dos dois. Flávio passou de empresário do ramos de eletromóveis que tomava os bens dos clientes quando estes não os pagava a ser considerado o melhor prefeito que Macau/RN já teve, Flávio é literalmente o símbolo da expressão popular "ele rouba mas faz", e realmente fez, e muito, durante a gestão de Flávio Veras em Macau ele literalmente fez com que a cidade desse um grande passo em direção ao desenvolvimento, principalmente no que tange a infraestrutura da cidade e festas populares, Flávio era ambíguo, sempre foi o prefeito do povo, mas também era o prefeito do luxo, basta olhar as TVs de LED nas praças públicas com receptores de TV por assinatura para os macauenses dentre outros diversos exemplos.
Seus sucessores foram um fracasso, a gestão deles não se aproxima em 10% do que foi a de Flávio, mas é de extrema importância ressaltar os recursos que Flávio tinha para gastar na época que era gestor municipal, e do que Einstein e Kerginaldo tinham quando assumiram a prefeitura, quedas e frustrações de receitas impediram em partes os sucessores de manter os mesmos padrões de vida social que Flávio acostumou a população da Terra do Sal, talvez seja por isso, e só por isso, que hoje ele seja mais festejado do que a própria Santa em sua casa.
Flávio já havia tido exemplos de carinho por parte da população quando ainda neste ano esteve presente no fórum da cidade para audiência em relação a dezenas de processos em que ele é réu, e viu de perto o povo chorando por ele, levando comidas para ele, gritando seu nome e o aplaudindo em frente a porta principal do fórum da cidade.
Hoje Macau comemora a liberdade do homem que eles mesmo intitularam de político que "rouba mas faz", e a maioria esquece de um dos seus símbolos religiosos mais sagrados, Aquela que temos que passar sob os seus pés para entrar na cidade. O que não é nenhuma novidade já que o povo a mais de dois mil anos escolhe mal, desde que escolheu Barrabás ao invés de Jesus.
O povo não pode escolher a cidade que nasce e quais santos serão reverenciados pela cidade, mas o povo tem o direito e o merecimento de escolher seus líderes políticos, e Flávio Vieira Veras é sem dúvida a maior expressão política da cidade.
E a vida continua para Flávio, para a Virgem e para Macau.
Um respondendo nos tribunais pelos seus crimes.
A outra rogando por nós.
E o povo tendo os políticos que merece.
É isso aí
Por Leandro de Souza
0 comentários:
Postar um comentário